Bruno Luperi deu mais detalhes sobre o seu trabalho como autor na adaptação de Pantanal, escrita pelo avô, o escritor Benedito Ruy Barbosa, para a TV Manchete em 1990. O novelista disse que “Pantanal foi a obra mais importante” do patriarca da família.
VEJA ESSA
Ele explicou que o ajuste no roteiro da trama foi o maior trabalho. “Tivemos de lidar com esse embarreiramento do tempo”, afirmou o escritor durante coletiva de imprensa da qual o RD1 participou. “Sei que não estou criando a história, mas, sim, trazendo para um novo contexto. A novela inteira está pronta, tivemos a oportunidade de fazê-la como uma obra fechada”, declarou.
Na primeira versão, Claudio Marzo interpretou José Leôncio nas duas fases e o Velho do Rio. No remake, a Globo apostou em três atores diferentes. “Na época, Claudio Marzo assumiu os três papéis por obra do acaso, tiveram problema com um dos atores”, revelou.
“Depois, estudando, vi que não havia essa necessidade no texto, era até mais bonito que não fosse”, notou. “O texto não pedia um ator defendendo três personagens. O trabalho que o Claudio Marzo fez é brutal, absurdo”, definiu.
Bruno Luperi fala sobre benção do avô para Pantanal
Sobre o contato com o avô, Luperi abriu o jogo: “Ele sempre me deu a benção desde o começo, me mandou ir com meu coração. Quem tomou o susto fui eu. Um dia me ligaram e disseram que estavam negociando Pantanal”.
“Meu avô e a Globo só aceitariam se eu fizesse, pela abordagem do Brasil profundo, algo que fez parte da minha vida e do meu imaginário, ouvindo as lendas e histórias contadas por ele desde criança”, recordou.
Para ele, “Pantanal foi a obra mais importante do Benedito Ruy Barbosa”, e complementou: “Ele vai fazer 91 anos agora, extremamente lúcido. Ele sempre foi acostumado a escrever sozinho, agora tem visto mexerem no texto dele, algo pelo qual tem muito zelo”.
“É um divisor de águas. A novela tira a gente do lugar comum, inclusive geograficamente, e foi inicialmente pensada para ir ao ar na Globo. Acho que isso fecha um ciclo importante da carreira e da vida dele”, disse.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.