Silvio de Abreu está empolgado com a sua nova fase na HBO Max. Supervisor das telesséries da plataforma de streaming, o ex-diretor da Globo quer contornar um erro de décadas visto nas novelas.
VEJA ESSA
Em entrevista ao Notícias da TV, ele diz que a telessérie “é completamente diferente porque a novela é um produto feito para a TV aberta”, e ressalta que na TV aberta, “essa novela passa em um determinado horário que vai obrigar a pessoa a estar na sua casa naquele horário”.
Em seguida, o veterano das novelas compara uma produção com a outra: “Muito bem: quando a pessoa perde um capítulo, ela fica sem saber o que está acontecendo direito. Por isso, os autores são obrigados a ser retroativos. Ele fala um assunto, depois ele repete o assunto e depois repete de novo. Porque a gente sabe que, mesmo quem vê novela todo dia, assiste a três capítulos por semana –e a gente não sabe qual capítulo elas assistiram”.
“A partir da hora que a gente vai fazer um folhetim, que é a base da novela, em um streaming, que as pessoas vão escolher a hora que assistir, isso já te economiza uns cem capítulos. Isso fará a história ser desenvolvida de forma muito natural”, explica.
“Essa é a principal diferença, o veículo. Não é um produto de TV aberta. É um produto em um streaming, para ele assistir na hora que ele quiser, quando quiser, quando ele tiver um tempo. Nós que escrevemos não precisamos ser repetitivos. Isso é a diferença básica”, reforça.
Silvio de Abreu aposta em folhetins para a HBO Max
“O que não vamos perder da novela é o folhetim, que é uma coisa que não se usa nas séries”, garante Silvio, que dá aula: “O que é o folhetim? São as histórias de amores exacerbados, de coisas impossíveis que acontecem, de vingança, coisas que o público adora ver”.
Em seu discurso, o profissional destaca o seu trabalho na Globo: “Claro que o folhetim pode ser comédia, que eu já fiz muitas na Globo, pode ser épico, como Benedito Ruy Barbosa já fez vários. Mas nós decidimos fazer um melodrama”.
Sobre o seu trabalho na HBO Max, Silvio argumenta: “Como supervisor, não é a primeira vez que eu faço isso, apesar de estar sendo um trabalho realmente novo para mim, por causa da experiência e do talento do Raphael Montes. Antes de trabalharmos juntos, li todos os livros dele, sou admirador dele. A nossa conversa é do mais alto nível, tudo faz sentido”.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.