Pantanal estreia na programação da Globo na noite desta terça-feira (28), a partir das 21h30, e com um recorde na conta antes mesmo do primeiro capítulo: a nova produção do Plim Plim tem na conta quase 40 peças publicitárias de divulgação.
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O que não falta é assunto dentro e fora da Globo sobre Pantanal, desde o trabalho de divulgação nas redes sociais nas ruas até nos programas da casa.
Nos últimos 14 dias, o remake de trama de Benedito Ruy Barbosa esteve no Fantástico, Encontro, É De Casa, Mais Você, Domingão, BBB 2022 e até um especial no Globo Repórter.
No Lollapalooza, mais Pantanal: um espaço do festival em São Paulo totalmente dedicado ao mundo da novela. O marketing é de impressionar por um motivo simples: a Globo quer voltar ao patamar histórico da faixa das nove, acima dos 35 pontos de média.
“Pantanal é o maior lançamento do ano da TV Globo e tem a maior campanha de novela das 21h já feita na história do canal, com 37 peças promocionais diferentes na programação”, assume Leonora Bardini, diretora de programação e marketing da Globo.
“Quando anunciamos o remake de Pantanal, em setembro de 2020, só se falou sobre isso nas redes sociais. A grande repercussão do anúncio já nos mostrou o potencial de engajamento dessa história e a grande expectativa do público pela novela”, explica.
Globo quer Pantanal na boca do povo
A partir da nova novela das 9, a emissora da família Marinho quer voltar a ser o principal assunto das conversas no Twitter, Facebook, Instagram e, principalmente, na casa do telespectador e na roda de conversa pelas ruas do país.
“Os maiores desafios são as comparações e expectativas de quem já acompanhou a primeira versão e tem uma ligação forte com a obra. De certa forma, a vantagem é ligada a isso também. A história é um clássico porque as pessoas se identificam com os personagens e se orgulham do Pantanal, que traz a elas um sentimento de pertencimento. Um orgulho do país onde vivem”, avalia Rogério Gomes, diretor artístico da primeira parte da novela.
Além da audiência, Pantanal tem a missão de cativar o mercado publicitário. A Itaipava tem um acordo com a emissora para levar sua marca ao folhetim para a divulgação da sua versão 100% Malte, em um trabalho desenvolvido em conjunto com a agência WMcCann.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].