Ibope crava: TV aberta é o meio de comunicação mais confiável para os brasileiros

Pantanal

Pantanal é a nova novela das nove da Globo; Ibope comenta números da TV (Imagem: Divulgação / Globo)

CEO da Kantar Ibope, Melissa Vogel se manifestou pela primeira vez em nome da empresa sobre a queda de audiência de todas as emissoras de TV durante a pandemia e, principalmente, a partir do momento que a medição do streaming começou oficialmente.

Segundo a executiva, ocorreu um crescimento significativo dos números, desde o início da pandemia até o início de 2022. De cara, a informação vista por ela e os colaboradores do Ibope colocou a TV como a mais confiável e o principal meio de informação para os brasileiros.

Ao R7, Melissa apontou que “um aumento da amostra não necessariamente vai mudar o patamar e a forma de audiência, mas poderá permitir que a gente tenha acesso a dados mais específicos. Mas o mais importante é manter uma amostra representativa da população”.

Vogel salientou que 78% do tempo que as pessoas consumiram vídeos em casa foi dedicado à TV linear. E, em relação aos dispositivos disponibilizados, o aparelho de televisão dominou o cenário, com 92% da preferência do país.

Ibope inicia medição da audiência do streaming

Na época do anúncio da medição da audiência do streaming no país, Melissa comentou sobre a nova ferramenta de pesquisa.

“Vídeo é notícia, entretenimento, publicidade, engajamento, comércio, experimentação, aprendizado e muito mais. A Kantar medirá este comportamento de audiência fluída entre telas e plataformas para entendimento do comportamento do consumidor apoiando em decisões de conteúdos e investimento em mídia”, disse.

Em nota, a Kantar disse que “o Video Streaming Report é o primeiro passo para uma Medição de Audiência Cross Mídia no Brasil” e que “os painéis de alta qualidade da Kantar fornecem uma análise do comportamento das pessoas, sendo fontes para calibrar e unificar conjuntos de dados de diferentes telas e plataformas”.

Além das três principais redes de TV do país, Globo, Record e SBT, o Google também fechou um acordo com a Kantar Ibope para o novo painel de audiência do país.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.