O ex-presidente Lula (PT) é um crítico da Globo, mas decidiu tomar uma atitude surpreendente nesta segunda-feira (4). O político se manifestou em apoio à jornalista Miriam Leitão, que foi alvo de ataque do deputado Eduardo Bolsonaro (PL) no último final de semana.
VEJA ESSA
“Minha solidariedade à jornalista Miriam Leitão, vítima de ataques daqueles que defendem o indefensável: as torturas e os assassinatos praticados pela ditadura. Seres humanos não precisam concordar entre si, mas comemorar o sofrimento alheio é perder de vez a humanidade”, escreveu Lula.
A comentarista de economia e política da Globo, então, reagiu: “Obrigada, Lula, por essa mensagem de solidariedade, que reforça valores fundamentais na democracia: o respeito entre pessoas, mesmo quando divergem, e a empatia que deve prevalecer entre seres humanos”.
O filho de Miriam Leitão, Matheus Leitão, também comentou sobre a atitude do ex-presidente da República. “Presidente, muito obrigado. Como filho, me emociono. Sua voz branda e firme é muito importante para o país neste momento”, comentou.
Obrigada @LulaOficial por essa mensagem de solidariedade, que reforça valores fundamentais na democracia: o respeito entre pessoas, mesmo quando divergem, e a empatia que deve prevalecer entre seres humanos. https://t.co/ZT0f4fun5h
— Míriam Leitão (@miriamleitao) April 4, 2022
A polêmica de Eduardo Bolsonaro e Miriam Leitão
Tudo começou quando o deputado postou em seu Twitter uma mensagem debochando da tortura sofrida por Miriam Leitão, da Globo, durante a ditadura militar.
O comentário foi feito em resposta a uma postagem em que a jornalista afirmou que Jair Bolsonaro (PL) é um inimigo confesso da democracia. Em texto, a comentarista lembrou que “Bolsonaro atacou ministros do STF com palavrões, defendeu a ditadura, colocou em dúvida as urnas eletrônicas, elogiou um parlamentar delinquente”.
O filho do presidente da República, então, escreveu: “Ainda com pena da cobra”, numa referência a um dos métodos empregados pelos torturadores da jornalista.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]