Regina Duarte é excluída de ação por apologia da tortura após polêmica na CNN Brasil

Regina Duarte

Regina Duarte fica de fora de ação judicial após fala polêmica na CNN Brasil (Imagem: Reprodução / Globo)

A 8ª Turma Especializada do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) confirmou a exclusão da atriz e ex-secretária de Cultura Regina Duarte de uma ação de reparação por danos morais movida pela filha de José Jobim, diplomata morto pelo regime militar.

A briga judicial foi iniciada pela advogada Lygia Jobim depois que Regina Duarte participou da entrevista polêmica à CNN Brasil. Na época, a atriz afirmou que “sempre houve tortura” e que o assunto seria “olhar para trás”.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a autoria pediu R$ 70 mil de indenização da ex-secretária e da União, que não saiu do processo, além da obrigação de retratação pública.

Em julho de 2020, a juíza federal Maria Carvalho retirou a ex-contratada da Globo do polo passivo. Ela entendeu que, segundo a Constituição Federal, a ação por danos causados por agente público deve ser ajuizada contra o Estado.

A decisão de quase dois anos foi confirmada pelos desembargadores da 8ª Turma em sessão realizada no dia 23 de março deste ano. Ao jornal, o advogado de Jobim reagiu: “A fala de Regina Duarte traduz um pensamento individual, de foro íntimo, não vinculado às atribuições que ela tinha na condição de secretária”.

Regina Duarte choca o público da CNN Brasil

Em maio de 2020, Regina Duarte conversou com Daniel Adjuto no CNN 360, na época comandado por Daniela Lima e Reinaldo Gottino. A confusão aconteceu quando a atriz foi questionada sobre as críticas que ela recebe da classe artística. A famosa garantiu que deseja permanecer no cargo:

“Eu estou adorando estar aqui, tenho um projeto e quero deixar um legado. Sou um artista, uma pessoa que ama a Cultura e amo o setor. O setor gosta de mim e me ama”.

Daniela Lima, direto do estúdio, citou uma declaração de Maitê Proença, o que tirou Regina do sério. “Ai, não quero ouvir isso. Sinceramente eu acho isso baixo nível. Vai botar uma fala dela…”, declarou.

Após o fim do desabafo da atriz, Regina disparou: “Obrigada. Precisei dar um chilique aqui. Aliás, desculpem, telespectadores, mas tem horas que tem que botar o pé na porta”.

“Para quê? Vai desenterrar uma mensagem da Maitê Proença para quê? O que você ganha com isso? Quem é você?”, completou a famosa, que foi cortada por Reinaldo Gottino. “Essa fala da Maitê Proença é de hoje”, rebateu. Irritada, Duarte encerrou a entrevista.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.