Equipe de Esportes da Globo leva bronca de diretor por excessos nas redes sociais

Renato Ribeiro Soares

Equipe de Esportes da Globo leva bronca de diretor por excessos nas redes sociais (Imagem: Reprodução / Globo)

Uma equipe da Globo recebeu uma bronca de Renato Ribeiro Soares, diretor de conteúdo do Esporte na emissora. Ele e outros diretores da emissora teriam enxergando o excesso dos funcionários em assuntos relacionados a política.

As informações são do site Notícias da TV, que ainda informam que um e-mail foi recebido pela equipe com o recado. Além disso, os executivos para teriam se incomodado com o uso excessivo de marcas mostradas por apresentadores e jornalistas em suas redes sociais.

O site ainda detalhou que teve acesso ao conteúdo do e-mail enviado na última segunda-feira (18), por volta das 20h. Renato Ribeiro pontuou que o Esporte é um lugar de jornalistas que representam a imagem da empresa. Por conta disso, caso algum limite seja ultrapassado pelos funcionários, a Globo será acusada.

Posteriormente, ele ressaltou um trecho dos princípios editorais da Globo, onde fala sobre como eles devem se portar nas redes sociais. Eles afirmam que se a atividade manchar a reputação do profissional, o mesmo também acontece com o veículo.

Renato Ribeiro pontuou que algumas atitudes são inadmissíveis

“Isso não é admissível, uma vez que a isenção é o principal pilar do jornalismo. Perder a reputação de que é isento inabilita o jornalista que se dedica a reportagens a desempenhar o seu trabalho. Isso se aplica a todas as redes –Twitter, Instagram, Facebook, WhatsApp ou qualquer outra que exista ou venha a existir”, informa uma parte do texto divulgada pelo site.

Em outro momento, o executivo teria ressaltado que a publicidade feita por contratados nas redes sociais não é proibida, mas é recomendado que esses anúncios não sejam em excesso.  “Por razões correlatas, é imprescindível que o jornalista do Grupo Globo evite a percepção de que faz publicidade, mesmo que indiretamente, ao citar ou se associar a nome de hotéis, marcas, empresas, restaurantes, produtos, companhias aéreas etc”, informa.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.