Filha de Milton Gonçalves quebra o silêncio e dá detalhes da morte do ator

Milton Gonçalves

Filha de Milton Gonçalves desabafa sobre morte do ator (Imagem: Divulgação / Globo)

Filha de Milton Gonçalves, Catarina Gonçalves falou sobre a morte do pai, que ocorreu nesta última segunda-feira (30), aos 88 anos. Ela destacou que o pai teve uma morte calma e bonita, “sem dramas”.

A herdeira do ator e diretor estava ao lado de Milton no momento de sua morte e ressaltou ao G1 que o pai vinha apresentando sinais de cansaço nos últimos meses. Segundo ela, os sintomas são consequências de problemas de saúde decorrentes de um AVC sofrido em 2020.

“De uns meses para cá, ele começou a ficar muito cansado. O AVC foi tomando conta e ele apresentava alguns sinais, como a pressão baixando. Nos últimos dias, ele passou mal, mas nada de muito grave”, explicou.

Catarina ainda comentou: “A morte dele foi muito calma, muito bonita. Eu estava ao lado dele e foi como se ele estivesse indo dormir. Foi muito calmo. Apesar dele ser um grande ator dramático, não teve nada de drama nesse momento. Foi muito calmo”.

Para a filha, o principal legado que o pai deixa para as próximas gerações é a importância em manter a vontade de aprender.

“Eu tenho duas vias de legado que ele deixa. O primeiro legado do homem público, do artista, que sempre se posicionou, que nunca deixou passar nada sem ser dar opinião. Uma pessoa que sempre valorizou o estudo. Fica para as próximas gerações esse ensinamento. Da importância de se preparar, de ter fome de conhecimento. De nunca estar satisfeito e sempre correr atrás dos objetivos”, disse.

Catarina Gonçalves ainda ressaltou sobre o pai: “O legado do homem foi maior que o legado público. Tudo que ele se propôs a fazer, ele fez com maestria. Como filho, como irmão, como pai, como amigo. Sempre uma pessoa que se dedicou ao máximo. E isso agora está se traduzindo na enxurrada de mensagens que estamos recebendo”.

“Nós não estamos dando conta de responder a todos. Todo mundo demonstrando carinho por ele. Mais do que pelo ator, carinho pela pessoa que ele foi. Ele era uma pessoa engraçada, muito comédia. Fazia a gente rir toda hora. Ele espalhava alegria por onde passava”.

A carreira de Milton Gonçalves

Nascido em 9 de dezembro de 1933, na pequena cidade de Monte Santo, em Minas Gerais, Milton fez mais de 40 novelas só na Globo, onde também atuou em programas humorísticos e minisséries de sucesso, como as primeiras versões de Irmãos Coragem (1970); A Grande Família (1972); e Escrava Isaura (1976).

O veterano também chamou a atenção do público em trabalhos nas séries Carga Pesada (1979) e Caso Verdade (1982-1986). A sua atuação como Pai José em Sinhá Moça (2006) lhe valeu a indicação para o prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional.

Gonçalves participou do primeiro elenco de atores da Globo. Ele chegou à emissora a convite do ator e diretor Otávio Graça Mello, de quem fora companheiro de set no filme Grande Sertão (1965), dos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.