Globo e ESPN acirram guerra nos bastidores e brigam por marca de programa

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Bruno Vicari, na ESPN; canal da Disney e Globo disputam marca de programa (Imagem: Reprodução / ESPN)

Rivais na busca por audiência na TV paga desde que a Disney extinguiu a Fox Sports, a Globo, por meio do SporTV, e a ESPN entraram em uma guerra histórica por números no Ibope e até por pessoal. Contudo, o novo capítulo envolvendo os canais iniciou por causa de uma marca.

As duas empresas de comunicação começaram um duelo no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) pela marca Bate-Bola. O conglomerado de mídia da família Marinho tentou a renovação do nome, usado regularmente entre Copas do Mundo de 1978 e 2002, mas foi barrado por uma contestação do canal da Disney, segundo o Notícias da TV.

A Globo pediu a renovação do direito do uso do nome há algumas semanas por uma questão de protocolo. Todavia, o INPI afirmou que a ESPN garantiu autorização para o uso do título desde 2008. O instituto negou o pedido inicial e pediu para a Globo a contestação da decisão.

Bate-Bola fez história na Globo antes da ESPN

Pelo outro lado, a ESPN foi consultada, mas não respondeu até o momento. Bate-Bola foi um título usado pela Globo em pelo menos cinco edições da Copa do Mundo. A estreia ocorreu na Copa da Argentina, em 1978, e o programa era exibido nos dias dos jogos da Seleção Brasileira.

Em 1982, na Espanha, o Bate-Bola seguiu como especial do evento. Em 1986, no México, o programa não foi ao ar. Em 1990, na Itália, a Globo voltou com a atração. Em 1994, nos EUA, o especial ficou na gaveta, e só retornou em 1998, na França, e em 2002, na Copa do Mundo sediada na Coreia e no Japão.

Em seu último ano, o programa independente era exibido logo após os jogos do Brasil, com apresentação de Galvão Bueno, Foi a partir do projeto que nasceu o Bem, Amigos!, no ar no SporTV, mas que teve o seu fim decretado para o final do ano por causa da saída do narrador.

O Bate-Bola da ESPN estreou com o mesmo título, mas com o acréscimo “com o Assinante”. Em 2008, mudou para o original e não saiu do ar. Em 2021, foi o programa mais utilizado pela grade do canal esportivo.

Da Redação
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