Globo faz movimento inesperado e coloca banqueiro no conselho da empresa

Globo

João Roberto Marinho , Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho na inauguração do MG4; Globo convoca conselho e faz anúncio de novo membro (Imagem: João Miguel Júnior / Globo)

A Globo reuniu o seu conselho administrativo e anunciou para a surpresa de muitos a chegada de um novo membro fora do clã Marinho, o economista Rodrigo Xavier, nome experiente no mercado financeiro e a partir de agora responsável por uma das cadeiras da alta cúpula.

Trata-se de algo histórico: Rodrigo se tornou o primeiro conselheiro independente do conglomerado de mídia da família Marinho, que reagiu por meio de nota sobre a novidade:

“Não houve mudanças no controle das empresas, nem na atuação do Conselho, que tem, entre as suas missões, a de direcionar a estratégia dos negócios, zelar pela manutenção dos valores e da Essência Globo e aprovar os planos de negócios com vistas ao futuro, garantindo melhor retorno dos investimentos”.

O chamado Conselho de Administração da Globo, formado por João Roberto Marinho (presidente), Roberto Irineu Marinho (vice-presidente), José Roberto Marinho (vice-presidente), Paulo Marinho (conselheiro), Roberto Marinho Neto (conselheiro), Alberto Pecegueiro (conselheiro), Jorge Nóbrega (conselheiro), ganhou Xavier como quinto conselheiro, mas o primeiro independente.

João Roberto Marinho, presidente do grupo e do conselho, se manifestou em favor da chegada do economista: “Nosso modelo de governança está em permanente aprimoramento”.

“A iniciativa de eleger agora um conselheiro independente e de já estar preparando a vinda de um outro, com expertises complementares, faz parte dessa evolução, assim como a criação de novos comitês de assessoramento”, expôs.

Presidente da Globo destaca os princípios da empresa

No comunicado, João Roberto Marinho salientou que a chegada do novo membro ao Conselho foi “guiado pelos princípios da Essência Globo, que define a visão e os valores do Grupo Globo”.

Rodrigo Xavier foi sócio sênior do Banco Pactual, CEO do Banco UBS Pactual, sócio fundador da Vinci Partners e CEO e Chairman do Bank os America Merrill Lynch no Brasil.

A Globo ressaltou que Xavier “atualmente é sócio de dois fundos de Venture Capital com foco no Brasil e no Vale do Silício” e “é também co-Chairman da HPX Corp, primeiro Spac com foco no Brasil listado na Bolsa de Nova York”.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].