Justiça toma atitude contra Nelson Piquet por falas racistas e homofóbicas sobre Hamilton

Nelson Piquet

Nelson Piquet é alvo de atitude do MP após fala polêmica (Imagem: Reprodução / TV Brasil)

Nelson Piquet segue sendo alvo de atitudes após polêmicas declarações racistas e homofóbicas em relação ao Lewis Hamilton. Depois de ser denunciado no Ministério Público, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (MPDFT) acatou a ação civil pública movida por quatro instituições contra o tricampeão da Fórmula 1.

Segundo informações do G1, o ex-piloto brasileiro terá um prazo de 15 dias para se manifestar. As ações públicas foram protocoladas por entidades de defesa aos direitos da população negra e da comunidade LGBTQIA+, como a Aliança Nacional LGBTI, o Centro Santos Dias de Direitos Humanos, A Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) e a EducAfro.

Na ação, os grupos pedem uma indenização no valor de R$ 10 milhões. O valor, segundo o documento, seria utilizado na abertura de editais para órgãos defensores de pautas do movimento negro e LGBT+.

“As Associações Autoras requerem reparação de dano moral coletivo e dano social infligidos à população negra, à comunidade LGBTQIA+, e ao povo brasileiro de modo geral, em razão das graves ofensas racistas e homofóbicas vociferadas pelo réu, com a responsabilidade de quem porta a imagem pública de esportista tricampeão mundial de Fórmula 1 brasileiro”, diz a petição pública.

O caso envolvendo Nelson Piquet e Hamilton

Há algumas semanas, viralizou uma entrevista, realizada no fim de 2021, em que Piquet se refere a Hamilton como “neguinho” por pelo menos duas vezes. Isso ocorreu enquanto ele avaliava a batida do britânico com Max Verstappen – genro do tricampeão – na edição passada do GP da Inglaterra.

“O ‘neguinho’ meteu o carro e deixou. O Senna não fez isso. O Senna não fez isso. Ele foi, assim, ‘aqui eu arranco ele de qualquer maneira’. O ‘neguinho’ deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito de alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem”, disse o ex-piloto, na época.

Em seguida, outro trecho da mesma entrevista foi divulgado pelo portal Grande Prêmio. No vídeo, o tricampeão repete o termo racista e ainda faz uso de uma expressão homofóbica. Ele também ofende os ex-pilotos Keke e Nico Rosberg.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.