A Record pegou o seu público de surpresa ao exibir uma cena de blackface em reprise de Chamas da Vida (2008), nesta quarta-feira (20). Na ocasião, Lipe (André Di Mauro) fez um “disfarce” para ir à clínica onde Vivi (Leticia Colin) estava prestes a abortar.
VEJA ESSA
O personagem acabou fazendo a prática considerada ofensiva e racista. Lipe colocou óculos e pintou o rosto de preto. Nas redes sociais, internautas criticaram a atitude da emissora paulista de ter reproduzido a cena polêmica.
O próprio perfil da Record no Twitter postou a cena. Nos comentários, acabou sendo alvo de críticas. “Isso é tão errado”, disse um. “É um combo de tanto close errado que dá até canseira de comentar!“, declarou outro.
“Em 2009 já estava errado (…), blackface é discutido e rechaçado desde a metade do século 20, pelo menos. E postarem essa cena nas redes oficiais é absurdo”, comentou um internauta, no Twitter.
Confira a repercussão:
Lipe se disfarça para tentar ir à clínica impedir Vivi de abortar #ChamasDaVida ? pic.twitter.com/zMdOMMuIlk
— Record TV (@recordtvoficial) July 20, 2022
2022 e o social midia de vocês não fala sobre Black Face? Sério que vocês precisam REPOSTAR ESSA MERDA?
— rapha (@FicaFria) July 20, 2022
Gente, sei que a novela é de 2009 (o que já tava muito errado) mas se vai reprisar ela e não tem como deletar a cena pelo menos passa escondido. Não fica dando destaque pra ela
— Lucks (@SilvaEMFB) July 20, 2022
A Record não se contenta em ser ruim.
Ela quer DESTACAR q tem uma produção PÉSSIMA pra a gente ir criticar.
Não é possível.
— Caio Cezar Oliveira (@CaioCezarO) July 20, 2022
cara isso n pode ser de 2022 não… pelo amr de deus bispos
— Guike (@_Guike_) July 20, 2022
tinha uma equipe, uma produção, um diretor, os câmeras, assistentes de direção e uma caralhada de pessoas envolvidas e absolutamente ninguém viu problema em gravar essa merda?
— V I T T U (@euvittu) July 20, 2022
Chamas da Vida faz a Record ficar na vice-liderança
A reprise da trama tem feito a emissora conquistar bons resultados nas suas tarde. Na última terça-feira (19), por exemplo, o folhetim voltou a garantir a segunda posição absoluta nas regiões paulistana e fluminense.
Em SP, obteve média de 3,6 pontos, além do pico de 5,3 pontos e share de 8,9%. No Rio de Janeiro, a novela também consolidou o segundo lugar isolado ao registrar 4,9 pontos de média, pico de 6,1 pontos e share de 11,1%.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]