José Luiz Datena foi condenado pela Justiça de São Paulo a bancar uma indenização de cerca de R$ 10 mil ao motorista de um carro de luxo que disparou com arma de fogo contra um auxiliar de estoque durante uma briga de trânsito em Mogi das Cruzes.
VEJA ESSA
O motorista, dono de uma Land Rover, matou o auxiliar Ricardo Soares durante o confronto, ocorrido em abril de 2021 na Vila Oliveira, no município de Mogi das Cruzes.
No Brasil Urgente, da Band, que também foi alvo da condenação, Datena chamou o responsável pela morte do estoquista de “canalha”, “safado” e “assassino”.
Na Justiça, segundo o UOL, o motorista contou que fez o disparo em legítima defesa, pois logo após o acidente, Soares desceu do carro fora de si e partiu para xingamentos e socos. O disparo teria ocorrido de modo não intencional depois que Soares tentou pegar a pistola.
A polícia apurou as circunstâncias da morte e obteve uma testemunha que afirmou em juízo que ouviu Soares dizer que iria matar o motorista. A esposa da vítima fatal rebateu e afirmou que o marido saiu do carro apenas para pedir que o outro tomasse cuidado, “pois era pai de família”.
O Ministério Público arquivou o caso pois entendeu que o motorista da Land Rover “usou dos meios necessários, proporcionais e de que dispunha para a defesa de sua própria vida e da vida de seu filho”.
Tribunal de Justiça condena Datena e Band
A Justiça considerou que Datena “extrapolou os limites de informação” na matéria exposta no policialesco da Band e condenou em primeira e segunda instância.
“Ao tecer comentários sobre o motorista, [Datena] excedeu-se nos adjetivos, lesando os seus direitos”, manifestou a desembargadora Fernanda Gomes Camacho, relatora do caso.
A defesa da Band e do comunicador pontuou que “não é crível que o apresentador não demonstre sua perplexidade diante do homicídio praticado na frente do filho recém-nascido e da esposa da vítima”.
O advogado salientou que a manifestação de Datena “foi a exteriorização de um sentimento pessoal e comum a todos que assistem ao vídeo”.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.