TV paga perde cerca de 80 mil assinantes em junho e escancara crise

TV paga

TV paga teve queda impressionante nos números (Imagem: Reprodução)

A TV paga no Brasil teve uma queda impressionante nos números de assinantes no mês de junho.

Segundo dados oficiais divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), cerca de 13,1 milhões de clientes foram confirmados, o que representa 80 mil a menos do que em maio, que tinha 13,2 milhões.

Com isso, os dados mostram que, em apenas um ano, a TV paga teve uma redução de 5,7% no mundo todo. Nos últimos oito anos, foram cerca de 7 milhões de clientes perdidos.

Tal situação seria justamente por duas questões principais: pirataria e as plataformas de streaming.

TV paga tem perda por diversos motivos

Além da questão da pirataria, as plataformas de streaming têm dado dor de cabeça aos canais fechados justamente por terem um custo menor.

A TV pagava 30% de ICMS, enquanto as plataformas não pagam nada, o que faz com que os valores das assinaturas sejam menores.

A programação repetitiva, tendo atrações sendo exibidas até quatro vezes ao dia, também é um do fator reclamante. Quando o assunto são os canais, os clientes não encontram opções de escolher seus favoritos, mas são obrigados a adquirir programação religiosa e emissoras com conteúdos irrelevantes.

Destaca-se ainda os intervalos gigantescos, a cada dez minutos. A quantidade da anúncio na TV paga chega a impressionar, tendo em vista ainda as mensalidades caras.

Por fim, os SACs (Serviço de Atendimento ao Cliente), com o mau atendimento, também auxiliam na redução do número de assinantes.

Guinho Santos
Escrito por

Guinho Santos

Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.