A Globo causou grande polêmica nesta terça-feira (30) quando publicou um vídeo de Luisa Marilac ao falar sobre crime no SP2. José Roberto Burnier chegou a corrigir o erro ao vivo no final do telejornal noturno.
VEJA ESSA
Tudo aconteceu quando o noticiário comentou sobre a suspeita de homicídio em uma reportagem. Ao falar do crime, o telejornal colocou no ar um vídeo da youtuber trans, mas a suspeita, na verdade, é Mariana Elisa Rimes Paulo, de 49 anos.
A mulher é acusada de matar um amigo, assumir a sua identidade e movimentar cerca de R$1 milhão. “O vídeo foi postado nas redes sociais dois dias antes da polícia prender Maryana Rimes Paulo, uma mulher trans de 49 anos”, declarou o repórter, enquanto era exibido um vídeo de Marilac.
No final do SP1, José Roberto Burnier retratou o erro, informou que o vídeo de Luisa Marilac estava nas redes sociais da suspeita e, por isso, houve uma confusão pela polícia, que enviou o material.
“No início do programa, nós falamos de um crime lá em São Bernardo do Campo e mostramos um vídeo da youtuber Luísa Marilac como se fosse a suspeita Maryana Elisa Rimes Paulo. O vídeo foi passado pela polícia porque Maryana tinha postado esse vídeo nas redes sociais dela“, disparou.
O âncora completou: “Agora há pouco, o delegado falou com a nossa produção e admitiu o erro. À Luísa Marilac e aos nossos telespectadores pedimos desculpas”.
Luisa Marilac, cabe lembrar, é ativista pelos direitos LGBTQIA+ e ficou conhecida na internet por causa do meme dos “bons drinks”.
Web reage à atitude da Globo com Luisa Marilac
No Twitter, o erro da emissora carioca virou assunto. Muitos internautas fizeram críticas ao jornalístico.
“Equivocadamente, Rede Globo usa imagens da ativista Luísa Marilac, do meme dos “bons drinks”, atribuindo ela como assassina em caso”, comentou uma pessoa.
Um outro internauta disparou: “Nossa, a Globo hoje anunciou no jornal que a Luísa Marilac havia assassinado uma pessoa, mas era FAKE NEWS. Depois pediram desculpa no ar, mas será que todo mundo viu? É um erro gravíssimo, ainda mais se tratando de Brasil e pessoas trans. Tô chocado”.
TV Globo comete erro grave.
O #SPTV passou vídeo da Luiza Marilac como se fosse da pessoa que matou e se apossou da identidade de um homem. Segundo a Globo, o vídeo fora passado pela polícia.
? Divulgacão pic.twitter.com/COr3eMwhQJ
— Site RD1 (@rd1oficial) August 30, 2022
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]