Estudo mostra que YouTube privilegia vídeos pró-Bolsonaro produzidos pela Jovem Pan

Jovem Pan

Bolsonaro em sabatina na Jovem Pan; estudo mostra apoio do canal pela reeleição do atual presidente (Imagem: Reprodução / Jovem Pan)

Um estudo feito pelo NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que o algoritmo do YouTube tem privilegiado vídeos da Jovem Pan em favor da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) em suas recomendações.

No levantamento, 18 visitas-teste com perfis diferentes indicaram 14 vezes na página oficial do YouTube com um ou mais vídeos sugeridos do Grupo Jovem Pan. Segundo a Folha de S. Paulo, o mais recomendado aos usuários foi a participação de Bolsonaro no Pânico, no dia 26 de agosto deste ano.

Usuários “virgens” no YouTube mostram balança pró-Jovem Pan na página inicial do site

Por oito vezes, a entrevista foi recomendada, em cinco versões distintas, com a soma de 9,6 milhões de visualizações. Do zero, a NetLab criou 18 novos perfis e acessaram a plataforma em diferentes datas e horários usando inclusive aba anônima.

Mesmo com o usuário teoricamente virgem, sem curtidas ou visualizações, o YouTube recomendou vídeos da Jovem Pan a favor do atual mandatário do país. O conteúdo de canais da emissora apareceu como a primeira recomendação em 55% das visitas, 10 de 20.

Ainda na lista, UOL (5), CNN Brasil (1) e Band Jornalismo (1). Na página inicial, por grupo de comunicação: Jovem Pan (25), UOL (16), Band (9), CNN (8), Correio do Povo (7), SBT (6), Metrópoles (5) e Fundação Padre Anchieta (5).

Diretora do NetLab, Marie Santini afirma que “é muito grave o YouTube, uma plataforma com mais de 130 milhões de usuários no Brasil, privilegiar um veículo de mídia no seu sistema de recomendação, diante de tantas outras fontes”.

E lembra que a Jovem Pan, o exemplo em questão, é um “veículo hiperpartidário, claramente bolsonarista, que não isonomia aos candidatos”. A diretora ressalta que “essa situação cria um desequilíbrio nas eleições, faz propaganda com o uso do algoritmo, pois a recomendação é uma forma de moderação de conteúdo”.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.