Globo anuncia o que fará com o candidato que faltar ao debate presidencial

Globo

Globo toma decisões envolvendo debate com presidenciáveis (Imagem: Reprodução – Band / Montagem – RD1)

A Globo bateu o martelo e decidiu que o debate do dia 29 de setembro entre os candidatos a presidente terá algumas novidades. A principal dela diz respeito ao político que não comparecer ao evento.

Segundo a revista Veja, as perguntas dos demais presidenciáveis serão feitas no ar para uma cadeira vazia. Nas outras edições, apenas o assento não ocupado era exibido aos telespectadores.

“Se algum candidato convidado faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio com uma placa que o identifique pelo nome. Na vez em que, pelo sorteio, faria a pergunta, seu lugar será mostrado com mais destaque e o mediador lembrará que ele não compareceu ao debate”, declarou o canal.

A decisão foi anunciada em reunião, que aconteceu nesta terça-feira (13), com representantes dos candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais recentes.

Na conversa, além de definir ordens de perguntas por meio de sorteio, a Globo também passou a cada candidato as regras do encontro.

A respeito das perguntas aos possíveis candidatos ausentes, a empresa declarou: “Em nenhuma hipótese, a pergunta ou o comentário poderá conter ofensas pessoais ao candidato ausente. Se isto ocorrer, sua palavra será cortada imediatamente”.

Cabe lembrar que o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas, já chegaram a alimentar a possibilidade de faltar a debates.

Globo decreta outras regras para debate

A publicação ressaltou ainda que o canal anunciou que candidato poderá levar aos estúdios oito assessores. Porém, dentro do local do debate, apenas dois poderão seguir com cada presidenciável.

“Durante o debate, os candidatos não poderão usar qualquer roupa ou adereço que traga qualquer tipo de propaganda ou número de urna (incluindo bottons, pins e/ou adesivos), assim como não poderão exibir para as câmeras qualquer tipo de documento, panfleto, impresso ou texto, ainda que manuscrito”, anunciou a Globo.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.