O presidente Jair Bolsonaro (PL), em desespero pelos resultados das últimas pesquisas, partiu para o ataque contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de uma maneira inédita. Rival da Globo, o mandatário do país resgatou matérias do canal contra o adversário político.
VEJA ESSA
Na campanha eleitoral na TV, o chefe do Executivo passou a defender a ideia que o petista “mente” com declarações sobre sua inocência em relação aos processos da Lava Jato que foram anulados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Na campanha, a informação: “Estão tentando fazer você acreditar numa mentira. Não podemos permitir. A pior e maior mentira dessa eleição foi dizer que Lula foi inocentado”.
Bolsonaro busca desmentir Lula com matérias da Globo
Para “provar” a mentira de Lula, Bolsonaro autorizou a exibição de vídeos do jornalismo Globo, UOL, TV Cultura, Band e da Record, a última fiel ao atual governo. A campanha bolsonarista ainda utilizou imagens da GloboNews, o canal de notícias do grupo da família Marinho.
Bolsonaro se tornou o principal rival da imprensa tradicional. Desde a campanha eleitoral de 2018, o “capitão” promoveu ataques intensos contra canais de TV, jornais, revistas e jornalistas em geral, especialmente mulheres.
Recentemente, no primeiro debate entre os candidatos à presidência, Bolsonaro atacou a jornalista Vera Magalhães. A atitude repercutiu fora do debate e gerou enorme desabafo de autoridades públicas, de anônimos e de entidades da sociedade.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].