Seu Jorge se pronunciou pela primeira vez, nesta segunda-feira (17), a respeito dos ataques racistas que sofreu durante uma apresentação em clube de Porto Alegre, na última sexta (14). Em vídeo, o artista comentou que escutou vaias e xingamentos, além de comentários racistas.
VEJA ESSA
“O que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista”, disparou o famoso, que foi contratado para fazer show no clube Grêmio Náutico União, na reinauguração do Salão União. O clube destacou, em nota, que está apurando os fatos. A Polícia Civil investiga o caso.
O músico declarou que não viu pessoas negras entre as convidadas no jantar. Ele disse que somente haviam negros entre os funcionários.
“Isso foi uma coisa que me causou muita espécie. Eu ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar pra mim ou falar comigo quando eu chegasse no local do show”, desabafou.
Seu Jorge aproveitou e fez agradecimento pelo apoio que teria recebido por fãs porto-alegrenses. “Não era a cidade que eu reconheci a cidade que eu comecei a amar e respeitar. Não era a cidade que eu conhecia”, disse.
Ele ainda destacou que ama o povo negro do Rio Grande do Sul e de toda a região do Sul. O artista garantiu que ama a todos da região e que tem muito respeito por eles.
Entenda o caso de racismo envolvendo Seu Jorge
Pessoas presentes relataram nas redes sociais que o crime teria ocorrido quando o cantor deixou o palco e voltou para o “bis”. No entanto, alguns presentes começaram a vaiar.
Uma pessoa destacou ao G1 que chegou a ver alguns fazendo movimentos de macaco. A testemunha garantiu que ele não fez nada diferente do que já costuma fazer em seus shows, como declamar uma música do Racionais MC, que faz alusão à questão racial.
Já num momento da apresentação, o artista chamou um menino que toca cavaquinho e aproveitou o momento para falar a respeito de ser contra a maioridade penal. Foi depois disso que teria iniciado um episódio de racismo.
Ver essa foto no Instagram
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]