A Globo confirmou a volta de um dos programas mais emblemáticos da história do jornalismo investigativo: o Linha Direta, com apresentação de Pedro Bial. No ar nas noites de quinta-feira, entre 1990 e 2007, o programa foi anunciado como uma das novidades da grade de 2023.
VEJA ESSA
O programa foi comandado por grandes nomes do jornalismo investigativo, como Hélio Costa, Marcelo Rezende e Domingos Meirelles. A atração foi inspirada em programas que marcaram o público, como o Yesterday, Today and Tomorrow e The Unsolved Mysteries.
O Linha Direta apresentava dois casos policiais por edição, com a cobertura jornalística da época em que os crimes foram cometidos, o processo de investigação da polícia e a reconstituição do crime baseada em depoimentos.
Linha Direta deve dividir trabalho com o telespectador
Ao longo de 17 anos, a Globo recebeu sugestões de casos dos telespectadores e, para isso, a emissora permitia equipes de reportagens em viagens por todo o país para a produção de matérias e novas histórias.
A Globo não deu detalhes do novo formato do Linha Direta ou mesmo a sua data de estreia e seu dia de exibição. O canal namorou com a volta do jornalístico por vários anos, mas por conta do cronograma de produções e a falta de um apresentador, o retorno foi inviabilizado.
Contudo, a situação mudou completamente após o convite feito a Pedro Bial, que aceitou a proposta oferecida pela casa para o comando do programa.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].