O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou com os ânimos alterados na coletiva após o debate presidencial na Globo. O candidato à reeleição apostou em declarações raivosas contra jornalistas e terminou sua participação com batida na mesa.
VEJA ESSA
A cada pergunta feita pelos repórteres, o político alterava seu humor. A gota d’água para Bolsonaro foi a pergunta de um repórter da Folha de S. Paulo sobre a nova declaração do presidente sobre os moradores do Complexo do Alemão.
O jornalista disse que todos tinham conhecimento de que o organizador da visita do ex-presidente Lula (PT) ao Complexo do Alemão é um comunicador famoso e sem qualquer envolvimento com o tráfico de drogas.
Depois da frase, sem ao menos ser perguntado, Bolsonaro perdeu as estribeiras. “Você tem moral para me chamar de mentiroso?”, questionou. A frase veio acompanhada de uma pancada na mesa. Sergio Moro (União Brasil/PR), que foi de assessor do presidente ao debate, deu uma cutucada no colega e pediu calma.
O ajudante de ordens tenente-coronel Mauro Cid foi além e tirou Bolsonaro do ambiente. Fabio Wajngarten, da campanha do PL, chegou às pressas no local e pediu em tom de desespero que o chefe fosse retirado do local.
Conforme combinado em reunião com as campanhas, cada candidato recebeu um tempo determinado para a coletiva. Quando faltava 1 minuto para a conclusão do tempo, uma produtora avisou e o chamou de “candidato”.
A fala deixou o Chefe do Executivo bastante irritado. “Sou candidato ou sou presidente? Se for candidato eu vou embora. Eu sou candidato, eu vou embora. Então, por favor”, esbravejou. “Candidato eu era lá dentro”, frisou.
Bolsonaro esquece de regra ao detonar produtora
Pela ordem, cada candidato tinha direito a 10 minutos após o debate no estúdio e a rápida entrevista com Renata Lo Prete, dentro do Jornal da Globo.
O ex-presidente Lula, por exemplo, abriu mão do seu tempo e deu lugar ao candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), que não concedeu entrevista, mas fez um pronunciamento.
Em outro momento, ainda envolvendo Bolonaro, o político ironizou o sotaque de um jornalista português e a pergunta feita pelo funcionário da ATP sobre a imagem do Brasil no exterior.
Confira:
🎥Bolsonaro se descontrola e ameaça largar coletiva após debate desastroso.
pic.twitter.com/uVrfK7It59— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) October 29, 2022
🇧🇷 AGORA: Bolsonaro discute com jornalista e deixa entrevista coletiva após #DebateNaGlobo.
“Você tem moral pra me chamar de mentiroso?”, perguntou o presidente antes de deixar os Estúdios Globo. pic.twitter.com/9vewddJAUM
— Eixo Político (@eixopolitico) October 29, 2022
🎥Bolsonaro descontrolado após a coletiva de imprensa.
— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) October 29, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].