Com Lula e Tarcísio de Freitas, TV Brasil e TV Cultura podem sofrer mudanças

TV Cultura

TV Cultura e TV Brasil podem ser alvos de mudanças após os resultados das eleições presidencial e governo (Imagem: Reprodução – BBC – TV Cultura / Montagem – RD1)

O resultado da eleição presidencial no último domingo (30) já provocou as primeiras reações no mundo da TV, entenda-se o comando dos canais de TV ligado diretamente ao Palácio do Planalto, como a TV Brasil, e o governo dos Estados, no caso de São Paulo, a TV Cultura.

Virou uma enorme expectativa a possibilidade de mudanças na TV com a eleição de Tarcísio de Freitas, do Republicanos, para o cargo de governador de São Paulo, mas até aqui nada no primeiro momento, segundo o jornalista Flávio Ricco, do R7.

Por conta da reeleição de José Roberto Maluf na Fundação Padre Anchieta, responsável por emissoras de rádio e de TV, como a TV Cultura, nenhuma mudança foi colocada na mesa nesses primeiros dias após o resultado das urnas.

Lembrando que o executivo foi reeleito para um mandato de mais três anos. A definição do novo ciclo de trabalho com Maluf no comando ocorreu em abril do ano passado.

TV Cultura sem mudança certa, ao contrário da TV Brasil

A TV Brasil, ligada diretamente ao governo federal, se tornou uma das prioridades do novo governo em razão do seu poder no campo da comunicação em todo o país. Lembrando que o canal foi criado pelo Governo Lula com o intuito que se tornasse uma espécie de BBC, nos mesmos moldes do canal do Reino Unido.

Ao longo do mandato de Jair Bolsonaro (PL), a TV Brasil virou um palanque em favor das ideologias extremistas de direita e, no período eleitoral, se tornou responsável pela transmissão de todos os eventos com a presença do “capitão”.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].