Extremamente discreta em sua vida pessoal, Gal Costa deixou um único filho, Gabriel Costa Penna Burgos, de 17 anos. O jovem era morador de um abrigo no Rio de Janeiro quando foi adotado, aos 2 anos, em 2005. A cantora, que morreu nesta quarta-feira (9), tinha o sonho de ser mãe.
VEJA ESSA
Em mais de uma ocasião, Gal Costa comentou sobre a maternidade. Em entrevista a Jô Soares, a artista contou que sua experiência de ser mãe foi algo transformador pelo fato da criança ser “a melhor coisa do mundo”. Na época, Maria da Graça admitiu que era mais feliz por causa de Gabriel.
Por causa de um problema nas trompas na adolescência e uma menopausa precoce, a estrela da música não podia engravidar. A amiga de Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil foi criada apenas pela mãe, Mariah, e nunca teve relação com o pai, Arnaldo.
Em outra ocasião, em entrevista ao Saia Justa, em 2016, Costa revelou que nunca considerou Gabriel como um filho adotivo. “Não existe isso de adotivo. É filho e acabou. Nunca tive grilos por ele não ter saído da minha própria barriga, até porque Gabriel é a minha cara!”, declarou.
Gal Costa e Gabriel: Adoção, processo e briga com o Ministério Público
Gabriel, assim como a mãe, sempre apostou na privacidade. Em algumas apresentações, o herdeiro foi presente, mas os dois nunca foram de publicações junto nas redes sociais. Em raras ocasiões, as manifestações públicas vinham com declarações carinhosas.
Em 2007, na saga pela adoção de Gabriel, o Ministério Público do Rio de Janeiro argumentou que a cantora havia furado a fila, algo prontamente rebatido pela compositora, que passou e cumpriu todos os trâmites do processo.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].