Carlos Alberto Sardenberg deixa a Globo e a GloboNews após mais de 20 anos

Carlos Alberto Sardenberg

Carlos Alberto Sardenberg deixou a Globo e a GloboNews (Imagem: Reprodução / Globo)

O jornalista Carlos Alberto Sardenberg anunciou a sua saída da Globo e da GloboNews, nesta quinta-feira (10). O comentarista de política e economia, porém, seguirá no grupo, trabalhando na CBN.

Renomado profissional da comunicação, ele vinha participando do Jornal da Globo. Ele estreou na emissora carioca em 2006, mas desde 1998 participante ativamente em telejornais da GloboNews.

Ali Kamel, diretor de jornalismo da Globo, chegou a emitir um comunicado aos funcionários para falar sobre a saída de Carlos Alberto Sardenberg da TV.

Em texto, o chefão lembrou que o comentarista estreou na TV aberta em 2006, mas já fazia sucesso no canal fechado, onde trabalhou como repórter do antigo Em Cima da Hora e do Jornal das 10.

“Logo se destacou e passou a fazer parte da equipe de comentaristas do canal. Adaptou-se muitíssimo bem à nova função e passou a brilhar também com suas análises econômicas especialmente no J10”, disse.

Kamel contou que, em seguida, em 2009, foi proposto para ele fazer uma “tripla ancoragem” no J10, com André Trigueiro, no Rio, e Carlos Monforte, em Brasília. “Foi fundamental na equipe que se formou para a criação de um outro produto do canal: o GloboNews Em Pauta”, destacou.

Ele declarou que Sardenberg se adaptou “perfeitamente ao formato”, comentando sobre política e comportamento, além da economia.

No comunicado que circulou internamente, o diretor-geral de jornalismo ainda elogiou a versatilidade de Sarda, como é conhecido, e lembrou quando ele retornou à Redação, após o isolamento por causa da Covid-19.

“Quando retornou ao trabalho presencial, abraçou cada colega emocionado. E esse é um ponto que sobressai na saudade que sentiremos. O Sarda é um colega espetacular, tem sempre uma história engraçada para contar e um olhar fraterno sobre o outro. Um ser humano extraordinário. […] Deixou nossas noites e madrugadas mais leves. E, generoso, continuará a compartilhar conosco o melhor do jornalismo em O Globo e na CBN”, completou.

Carlos Alberto Sardenberg também se pronuncia sobre saída

O jornalista também emitiu um comunicado, que foi divulgado pelo site Splash, em que ele expressa o seu desejo de continuar na rádio e no impresso. Ele ressaltou que a sua “aposentadoria parcial” é justificada por causa da idade: 76 anos, sendo 53 de carreira.

O famoso comentou que há uma necessidade de reduzir o ritmo de trabalho. Sardenberg comentou que deseja aproveitar mais o tempo para descansar, escrever livros planejados, viajar e curtir a família, como seus cinco netos.

Carlos Alberto Sardenberg completou garantindo que tinha conversas sobre os seus planos na Globo há algum tempo e que havia um combinado para que a sua permanência ocorresse até as eleições.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]