Eliane Cantanhêde está sendo detonada nas redes sociais por causa de um comentário que fez no Em Pauta, da GloboNews, nesta sexta-feira (11). A jornalista foi criticada ao dizer que Rosângela Silva, a Janja, esposa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está incomodando por causa do seu excesso de espaço no futuro governo.
VEJA ESSA
A comentarista ressaltou que a socióloga não tem sido vista com bons olhos por estar preparando os detalhes da posse e também o papel que ela tem conquistado ao lado do petista.
“O presidente é o Lula, tudo tem limite, tudo que excede pode dar problema. Há um incômodo com o excesso de espaço que a Janja vem ocupando”, disparou Eliane Cantanhêde.
A jornalista da GloboNews usou como exemplo o momento em que Lula fez um discurso no local onde está o escritório do governo de transição. Ela declarou que Janja estava sentada ao lado dele no local.
“Mas ela não é presidente do PT, ela não é líder política, ela não é presidente de partido. Por que ela estava ali? Qual é o papel da primeira-dama?”, questionou Eliane.
A comentarista, então, lembrou de outras primeiras-damas do Brasil, inclusive, da Ditadura Militar, e citou como elas eram discretas.
“Eu acho que um bom exemplo de primeira-dama foi a Ruth Cardoso que, como a Janja, tinha um brilho próprio, era uma professora universitária, era uma mulher super respeitada na área dela, e cuidou da comunidade solidária”, destacou.
Por fim, a jornalista da GloboNews soltou a frase mais polêmica da sua análise: “Mas ela não tinha protagonismo, ela não tinha voz nas decisões políticas. Se tinha, era a quatro chaves dentro do quarto do casal”.
Contratada da GloboNews é detonada nas redes sociais
Vários internautas criticaram a posição de Eliane e consideraram a fala dela como machista. Uma pessoa até disse que ela deveria agradecer a mulheres como Janja que se mostram para o mundo.
Confira a repercussão:
Da série: falas infelizes e machistas ditas por mulheres. Eliane Cantanhêde, minha querida, agradeça a mulheres como @JanjaLula e tantas outras que se mostram sim pro mundo e que deram oportunidade para nós pisarmos e estarmos onde estamos hoje. pic.twitter.com/qSHLppaPo0
— Ceci B. | セシさん, phd (@seshimoon) November 12, 2022
Ontem ela já fez isso, dizendo que não era pra Janja estar no palco com Lula, ontem.
De Cantanhêde não espero nada além disso mesmo.
Tá na hora da Globonews renovar o time se quiser manter a audiência. https://t.co/93LL33S7VQ— Isabella Muniz – CPX DO LULA (@isabellabmuniz) November 12, 2022
Expectativa: Me informar na @GloboNews. Realidade: @ECantanhede falando onde @Janja deve estar como primeira dama. Etiquetas retrógrada do feminino: nunca desliga.
— Felipe (@cardosolipea) November 12, 2022
Os comentaristas do #EmPauta na @GloboNews querendo que a Primeira-Dama Janja (@JanjaLula) só execute as tarefas de mulher “bela, recatada e do lar” no processo da transição e do governo Lula, seu marido! Afffffff… o Machismo a gente vê na Globo News!
— 𝗖𝗣𝗫1️⃣3️⃣ – ɢʟᴀᴜᴄᴏ ᴠᴏɴ ɴᴇss 🧲 (@glauconess_) November 12, 2022
A Michele Obama povo baba né? Agora Janja ficam nessa, q ela nao pode aparecer… #GloboNews #empauta
— ☆☆ тнαтιαηαρ ☆☆ (@thatianap) November 12, 2022
Cantanhede tentando dar aquela pisada em Janja…ainda bem q o Trigueiro veio dar uma amaciada #GloboNews #empauta
— ☆☆ тнαтιαηαρ ☆☆ (@thatianap) November 12, 2022
A @ECantanhede reproduzindo um machismo ferrado na GloboNews. Falando que a Janja deveria ter voz no quarto do casal. VERGONHOSO!
O @andretrig salvou essa fala infeliz dela, e ainda deu uma jantada de maneira educada.
Quem decide quem vai se “meter” no governo é o Lula.
— Luciano Regis (@lucianoregis) November 12, 2022
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]