A Globo dedicou alguns minutos do Jornal Nacional, desta terça-feira (15), para exibir imagens dos protestos antidemocráticos que ocorreram em algumas cidades brasileiras. Os manifestantes apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) pedem intervenção militar e nova eleição presidencial.
VEJA ESSA
O noticiário fez questão de tratar as manifestações como golpistas e alfinetou os motivos pelos quais os atos ocorreram neste feriado.
“Algumas cidades brasileiras registraram hoje manifestações de bolsonaristas radicais com intenções golpistas”, iniciou Heldér Duarte.
O âncora substituto de William Bonner ainda declarou, enquanto mostravam imagens de um dos protestos: “A maior foi em Brasília, caravanas de ônibus se juntaram aos caminhões. Os manifestantes afirmam que não aceitam o resultado das urnas”.
“Os atos defendem abertamente um golpe, com faixas e gritos pedindo intervenções das forças armadas no Governo, uma afronta à Constituição e à democracia”, completou o apresentador da Globo.
Globo não coloca repórteres em protestos
Desde que as manifestações iniciaram após as eleições, a Globo tem optado em não colocar seus jornalistas nas ruas por causa das atitudes agressivas de muitos dos manifestantes.
Ontem, por exemplo, o JN decidiu apenas exibir imagens dos atos golpistas em algumas cidades, como Brasília, São Paulo e Salvador.
Nas últimas semanas, equipes da Record, Band e do SBT foram alvos de ataques e até agressões por parte dos bolsonaristas nas manifestações que ocorrem desde a vitória de Lula (PT).
Nos últimos dias, a emissora carioca tem dado mais destaque às ações do presidente eleito e cada vez menos notícias relacionadas aos protestos de apoiadores de Bolsonaro pelo país.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]