O ano não acabou, mas nenhuma mudança deve ocorrer tanto no resultado dos principais canais da TV aberta do país. No ranking de audiência do Ibope, Globo e Band aparecem como os canais com mais público na comparação com 2021, ao contrário de Record, SBT e RedeTV!.
VEJA ESSA
De 1º de janeiro a 30 de novembro, na média 24h do PNT (Painel Nacional de Televisão), a Globo segue líder em share (aparelhos ligados), de 32,7% em 2021 para 33,7% em 2022, e uma queda em audiência, de 11,8 para 11,6 pontos.
A Band acumula ao longo do período 3,2%, ante 2,9% do ano passado, um aumento de 10%. Na audiência, uma oscilação positiva de 1,6 para 2,0 pontos, segundo informações do jotnalista Ricardo Feltrin, do UOL.
Muito se deve ao horário nobre, com crescimento de 32% entre janeiro e novembro. Tudo graças ao Faustão na Band, dono maior do bom resultado do canal na faixa nobre, de 0,5 ponto para 3,0 pontos em média.
Globo e Band avançam na TV aberta, enquanto Record, SBT e RedeTV! desabam
Por outro lado, a situação é preocupante para a Record, responsável por uma perda de 14% de participação, de 12% para 11,1%. O SBT, por sua vez, de 10,1% para 9,2%. A RedeTV!, nanica entre as grandes, um decréscimo de 1,1% para 0,8%.
Vale lembrar que o streaming e a soma dos canais pagos tem disputado com Record e SBT pelo ranking geral. A Globo nada sozinha na liderança e com aparelhos sintonizados na faixa dos 30%. O número do Plim Plim pode subir por conta dos resultados da Copa do Mundo do Catar.
Os dados são consolidados pelo Ibope.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].