Posse de Lula turbina a audiência da Globo; Record faz pouco caso e vence Band e SBT

Globo

Globo arrebata alta audiência na TV aberta e bate recorde com GloboNews na TV por assinatura com posse de Lula (Imagem: Reprodução / GloboNews)

A transmissão da cerimônia da posse do presidente Lula da Silva (PT), realizada no último domingo (1º) deu à Globo sua maior audiência para um evento do gênero desde 2003, quando o atual mandatário tomou posse pela primeira vez.

Das 14h00 às 17h57, com William Bonner e Renata Lo Prete, a posse de Lula rendeu 15 pontos em São Paulo e 14 pontos no Rio de Janeiro. Na Grande SP, 38% de televisores estavam sintonizados na emissora, contra 36% da Grande RJ.

Na mesma faixa na semana anterior, em SP, a programação da Globo obteve 8 pontos de média. No mesmo horário da posse do novo presidente, a Record apostou em pequenos trechos do evento e marcou 3,2 pontos de média.

Ao contrário da concorrente, SBT e Band exibiram a cerimônia e fecharam com 2,6 e 2,1 pontos de média, respectivamente. Além da TV aberta, a Globo assegurou excelente resultado na TV por assinatura.

Canal pago da Globo, GloboNews tem audiência histórica

Sem a liberação dos números absolutos da audiência na TV paga, a GloboNews fechou com a maior audiência de todas as transmissões de posse presidencial desde 2015, quando a ex-presidente Dilma Rousseff assumiu o cargo pela 2ª vez.

A audiência da programação do canal de notícias foi 135% maior do que a soma de CNN Brasil, Jovem Pan News, BandNews e Record News. No ranking do público AB1, a GloboNews bateu Record, Band e RedeTV!.

Ao contrário da Globo na TV aberta, a GloboNews iniciou a cobertura às 7h00, diretamente de Brasília, onde permaneceu no ar por 17 horas ininterruptas. No dia 31 de dezembro, a liderança do canal de notícias foi 20% superior à soma dos canais do gênero.

Os dados são consolidados pelo Ibope.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].