Novos dados de audiência revelados nos últimos dias deixam claro que o total de televisores ligados no país entrou em queda, assim como a sintonização de canais abertos. Record, SBT e RedeTV! estão entre os canais que perderam audiência no último ano.
VEJA ESSA
O total de aparelhos sintonizados na TV aberta, nas 24 horas do dia, caiu 4%. O share dos canais comerciais declinou 10%, segundo informações do jornalista Ricardo Feltrin, do UOL. Os serviços de streaming subiram 16% em 2022.
Houve ainda um salto de participação de 17% para 19,8%. A TV por assinatura, a lanterninha do ranking, perdeu 20% de share. A queda começou em 2014, no ano da Copa do Mundo do Brasil, e de lá para cá não teve qualquer reação positiva.
Record, SBT e RedeTV! perdem audiência
No caminho da ladeira, Record e SBT perderam 10% de share, enquanto a RedeTV! desceu mais, cerca de 24%. A falta de novidades na grade das três foi o grande ingrediente para o mau desempenho.
A Globo elevou 5%, enquanto a Band obteve o maior crescimento, 8%. Vale ressaltar que a estreia de Faustão na Band na faixa nobre ajudou muito o resultado anual. Antes com média de 0,5 ponto, a emissora saltou para 3 pontos no horário.
Outros pontos positivos para a Band foi a Fórmula 1, os programas esportivos como Os Donos da Bola e Jogo Aberto, além do crescimento do Brasil Urgente e do Jornal da Band. Todos conquistaram o terceiro lugar na audiência em várias ocasiões.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].