A Record foi alvo de uma ação judicial de um motorista apontado como morto pelo Jornalismo do canal paulista no início de 2021. A notícia gerou um desconforto inimaginável em amigos e familiares de Valdir da Silva, de 53 anos.
VEJA ESSA
Na época, segundo o UOL, o Balanço Geral contou que Valdir havia falecido após um grave acidente no litoral de São Paulo, tendo ficado com cerca de 90% do corpo queimado ao ser atingido por fogos de artifício no Réveillon.
Na matéria, o programa jornalístico informou que o IML (Instituto Médico Legal) tinha confirmado a morte de Silva e que o corpo havia sido encaminhado ao cemitério da Saudade. A atração ainda expôs a fotografia do suposto morto.
No processo, o motorista alegou por meio da sua defesa que a Record não mediu esforços para inventar a notícia a seu respeito. Ainda em sua declaração, Valdir confirmou que rojões estouraram próximo dele, mas que não havia sido vítima de ferimentos graves.
Valdir compartilhou as imagens em suas redes sociais, e ainda comentou que o episódio não ocorreu no litoral paulista, mas na capital. As imagens, segundo a vítima, não foram autorizadas para uso pela emissora vice-líder de audiência.
Record faz da vida de motorista um inferno
Na ação, a defesa alegou que a vida de Valdir virou um inferno sem fim, pois a notícia trouxe enorme angustia e aflição para familiares, causando constrangimento em todos ao seu redor.
Em defesa, a Record apontou que a reportagem foi produzida por uma afiliada e que não trouxe qualquer ato de abalo para a imagem do autor do processo, ou seja, não foi o suficiente para uma ação por dano moral.
A Justiça não aceitou a argumentação do canal. A juíza Ana Lucia Fusaro condenou a emissora ao pagamento de R$ 20 mil como forma de indenização, com acréscimo de juros e correção monetária.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].