Globo dá rasteira na Band e conquista exclusividade em campeonato de futebol

Globo

Cleber Machado em transmissão da Globo; emissora carioca fatura campeonato de futebol após briga com a Band (Imagem: Reprodução / Globo)

Após um belo trabalho na última temporada, a Band perdeu o Campeonato Brasileiro Sub-20, a Copa do Brasil Sub-20 e outros campeonatos sob organização direta da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A Globo exigiu a partir de 2023 a exclusividade dos torneios.

No ano passado, a Globo acertou com a entidade de futebol um contrato de três anos, com início a partir de 2024, com algumas letrinhas miúdas. Entre elas, a exibição dos campeonatos restrita ao SporTV, na TV por assinatura, sem qualquer concorrência, inclusive na TV aberta.

A Band fez de tudo para a CBF mudar de ideia, mas a organização fechou com a concorrente, segundo informações do Notícias da TV. Os torneios de base estavam na emissora paulista desde 2017 e proporcionavam uma movimentação interessante para o departamento da casa.

Além do lado comercial, a audiência correspondeu muito bem. Em relação ao Campeonato Brasileiro Sub-20, entre Palmeiras e Corinthians, em 2020 e 2022, a Band alcançou picos de 5 pontos na Grande São Paulo e brigou pela vice-liderança com Record e SBT.

Band perde nova batalha para a Globo

Foi o segundo revés para a Band em poucos meses. No ano passado, a Globo adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro Feminino. A Band dedicou tempo para a exibição de 21 jogos.

A emissora líder de audiência optou pela exibição apenas na fase mata-mata, com seis jogos no total, a partir de setembro deste ano.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].