O Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afrobrasileiras (Idafro) acaba de mandar uma notificação extrajudicial para a Globo pelo episódio de intolerância religiosa no BBB 2023. A ação é baseada no diálogo de Cristian, eliminado na última terça-feira (21), Gustavo e Key Alves.
VEJA ESSA
Confira tudo que rola ao vivo no BBB 2023 na cobertura especial do RD1
Em comunicado nesta quinta-feira (23), o movimento pede retratação por parte da Globo, reparação a Fred Nicácio e o aprimoramento do código de conduta do canal líder de audiência, bem como a adoção de programas, ações, treinamentos e instrumentos para prevenção.
Em nota, a emissora diz que respeita a diversidade e repudia com veemência qualquer tipo de intolerância e preconceito e dá como exemplo o recado dado a Tadeu Schmidt no BBB 2023 do último dia 20 de fevereiro de 2023.
No processo, o representante do Idafro frisa que “salta aos olhos que a religião de Fred Nicácio justificou expressões de medo, repulsa, desconforto”.
BBB 2023 tem polêmica no Big Terapia
A situação ganhou um novo episódio por conta do Big Terapia da última quarta-feira (22), com uma piada feita por Paulo Vieira sugerindo racismo de Key Alves e Gustavo contra Fred Nicácio e Cezar Black.
Nas redes sociais, o público se dividiu: uma parcela do grupo aprovou a atitude do humorista e viu o momento como um simples deboche. Outro grupo avaliou que o contratado da Globo passou do limite.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].