Globo monitora concorrência e age para se acertar com a CBF

Galvão Bueno

Galvão Bueno narrou amistoso do Brasil no YouTube; mais um concorrente para a Globo (Imagem: Reprodução / YouTube)

Economia, responsabilidade e pés no chão. A Globo dessa década é muito diferente daquela emissora que gastava rios de dinheiro para manter a exclusividade sobre todos os mais variados eventos esportivos sem transmiti-los.

Sem os estaduais, a Sul-Americana, o UFC, a Champions League, a Série B e os eventos de alta velocidade, como a Fórmula 1 e a Stock Car, entre outros, o canal resolveu concentrar seus investimentos no Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Olimpíadas e na Copa do Mundo de 2026, a qual já adquiriu os direitos, mas sem exclusividade.

Mas, até o início do mundial a ser realizado no Canadá, Estados Unidos e México, a Globo precisa negociar e se acertar com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a respeito dos direitos de transmissão dos amistosos da Seleção Brasileira nos próximos anos. A emissora tem interesse e é favorita na disputa, mas enfrentará alguns concorrentes.

A Band, através da Brax, e o SBT acenaram com interesse no pacote, a exemplo de Disney e Paramount no cabo. No último sábado (25), como se sabe, o canal da família Saad transmitiu o primeiro amistoso do Brasil em 2023 e ficou na vice-liderança isolada, atrás apenas da Globo. Foram 12 pontos contra 17.

De olho no potencial dos amistosos, o canal carioca se movimenta para não perder o negócio. Além da parceria de anos com a CBF, a Globo tem como trunfo o seu alcance infinitamente maior em relação às adversárias, e o apoio de marcas poderosas.

O estrago do último amistoso, quando o Brasil perdeu para o Marrocos por 2 a 1, é algo que incomoda a emissora, tal e qual quando perdeu a Libertadores e a Copa América para o SBT. Não que os gastos absurdos do passado serão retomados, muito pelo contrário, o processo de cortes segue em curso, mas o canal age para evitar que a concorrência consiga armas poderosas. A bola está em jogo.

João Paulo Dell Santo
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João Paulo Dell Santo

João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].