A Globo decidiu se pronunciar a respeito da série de desligamentos que promoveu no setor de jornalismo do Rio de Janeiro. A emissora garantiu que “tem compromisso em buscar eficiência e evolução” e afirmou que as demissões fazem parte do “processo de transformação e disciplina de custos”.
VEJA ESSA
Em nota ao site Splash, a empresa ressaltou que os “seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações” e que faz frequentemente avaliação do cenário econômico do país.
“Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”, apontou o comunicado.
Nesta terça-feira (4), a Globo demitiu vários dos seus profissionais, inclusive medalhões, como os repórteres Eduardo Tchao, Mônica Sanches e Marcelo Canellas.
A lista de cortes ainda conta com o diretor artístico do Fantástico Jorge Espírito Santo, o Jorjão, e o repórter investigativo Arthur Guimarães.
Nomes do portal de notícias da emissora carioca também foram dispensados. A publicação reforçou que o clima é de tensão na editoria do Rio de Janeiro.
Demitido da Globo surpreendeu com revelação
Um dos demitidos, Eduardo Tchao se despediu da empresa carioca em uma publicação nas redes sociais e afirmou que ouviu que uma das justificativas seria a questão financeira.
O repórter falou que entende a mudança de estratégia do canal e que há um desejo em economizar. Ele ainda comentou que se emocionou com algumas ligações de amigos da redação.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]