Globo escolhe caso que abalou carreira de Sonia Abrão para a estreia do Linha Direta

Globo

Sonia Abrão acaba envolvida sem querer em primeiro caso do novo Linha Direta com apresentação de Pedro Bial (Imagem: Reprodução – Globo – RedeTV! / Montagem – RD1)

A produção do Linha Direta, novo programa de Pedro Bial na Globo, escolheu um dos casos mais traumáticos para o retorno do programa clássico: o Caso Eloá. A emissora marcou a estreia para o dia 4 de maio.

Eloá Cristina Pimentel (1993-2008) foi feita refém pelo namorado Lindemberg Alves, de 22 anos. O sequestro ocorreu em outubro de 2008 e acabou com o assassinato da jovem após 5 dias de cativeiro.

Por quatro dias, os noticiários do país acompanharam toda a movimentação da polícia. O programa de Sonia Abrão conseguiu o telefone do apartamento de Eloá, ligou e conversou com o sequestrador. Na época, a jornalista foi duramente criticada pela polícia e pela imprensa.

Testemunha de acusação no julgamento de Lindemberg, em 2012, Nayara disse que a televisão do apartamento ficava ligada o dia todo para assistirem toda a repercussão do crime nos telejornais. “Dava risada”, contou no depoimento.

Sonia ainda falou com Lindemberg numa segunda vez, e assim como na primeira ocasião, foi acusada de sensacionalismo barato e irresponsável.

Em 2014, Sonia comentou que a produção do seu programa realmente ligou para o criminoso. Ao UOL, a comunicadora aceitou a conversa com o rapaz, falou com Eloá e no meio da conversa com o sequestrador cortou a ligação.

Globo barra Sonia Abrão no Linha Direta

Mesmo com toda a situação envolvendo a atitude de Sonia, a Globo optou pela não citação ao que Sonia fez para a audiência do A Tarde É Sua em 2008, segundo o Notícias da TV. O Linha Direta garantiu sua volta à Globo após 15 anos.

Em seu período no ar, a atração fez sucesso sob o comando de Domingos Meirelles e Marcelo Rezende (1951-2017). A emissora da família Marinho definiu a exibição do novo Linha Direta nas noites de quinta-feira, às 23h.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].