Governo Lula recebe denúncias e toma decisão contra novelas da Globo e SBT

Globo

Mariana Ximenes (Ana Francisca) em Chocolate com Pimenta; novela da Globo sofre com ordem do MJ (Imagem: Divulgação / Globo)

O Ministério da Justiça decidiu obrigar a Globo e o SBT a promoverem novas alterações em classificações indicativas de duas das suas novelas. Chocolate com Pimenta e Marisol são as tramas afetadas na nova decisão.

No Diário Oficial, lançado nesta semana, o órgão do governo Lula declarou que recebeu denúncias e que foram feitas análises dos conteúdos das produções exibidas nas tardes dos dois canais da TV aberta.

No caso de Chocolate com Pimenta, que tem sido reprisado em edição especial há alguns meses, o MJ pediu a mudança da classificação de “livre” para “maiores de 12 anos”, por conter violência, nudez, drogas lícitas e linguagem imprópria.

O órgão ainda ressaltou que, diante do que foi analisado em seu conteúdo, o recomendado é que o folhetim de Walcyr Carrasco seja exibido a partir das 20h na TV aberta.

Já Marisol, do SBT, o governo determinou a alteração da classificação indicativa atribuída à obra para “não recomendado para menores de 14 (catorze) anos”, por conter violência, drogas lícitas e temas sensíveis.

Cabe lembrar que, conforme informei nesta coluna há algumas semanas, a reprise de O Rei do Gado, exibida nas tardes da Globo, também deveria promover essa modificação. O canal chegou a contestar a decisão, mas acabou derrotado.

Ninguém sabe

O SBT tem como certa a exibição de mais uma edição do Troféu Imprensa. Resta saber a data e, principalmente, quem vai apresentar. Até então, ninguém sabe. Há a expectativa de que Silvio Santos retorne ao trabalho para gravar o especial, mas ele também pode surpreender e deixar outra pessoa com esta função.

Papel de destaque

No ar em Amor Perfeito como Justino, João Fernandes, que trabalhou em Malhação – Toda Forma de Amar, está prestes a estrear o seu primeiro protagonista. Ele será Binho em O Jogo Que Mudou A História, série do Globoplay que contará a origem da guerra do narcotráfico no Rio de Janeiro. Ainda não há data para a estreia da trama.

Emendou trabalho

Dalton Vigh

Dalton Vigh em gravação de filme (Imagem: Divulgação / Laura Campanella)

Depois de finalizar as gravações de Poliana Moça, do SBT, Dalton Vigh poderá ser visto novamente em breve interpretando Otto Pendleton. Ele retorna ao personagem em As Aventuras de Poliana — O Filme, produzido pela Panorâmica, em coprodução com o SBT e distribuição da Warner Bros Pictures, e gravado no Rio de Janeiro.

Dalton também gravou, recentemente, uma série para o streaming. A produção, que tem os seus detalhes sob sigilo, será voltada para o público adulto.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]