Streaming avança com força no Brasil e cresce muito mais que TV aberta

Streaming

Sintonia é um dos sucessos da Netflix no Brasil (Imagem: Divulgação / Netflix)

As plataformas de streaming continuam crescendo no Brasil e “roubando” espaço da TV aberta e fechada. A audiência do mês de maio, por exemplo, apontou um crescimento de 13% da audiência das plataformas digitais quando se comparado maio de 2022 no PNT, que é o Painel Nacional de Televisão

O aumento observado pelo conjunto das plataformas, que conta também com o YouTube, por exemplo, é maior do que qualquer emissora tenha registrado no mesmo período.

Em maio de 2022, as plataformas somavam 7,8 pontos na média/dia (07h às 24h). Desta vez, anotaram 8,8 pontos, além de 21,2% de share, o que demonstra uma grande participação no cotidiano dos brasileiros que estão assistindo à TV.

Em comparação com abril, o mês de maio de 2023 representou para o streaming uma queda 3%, fechando em 8,8 pontos de média (07h às 24h), o que corresponde a 21,2% de share. No mesmo período, para se ter uma ideia, a Globo ficou com 34,4% de share, Record com 11,9% e SBT com 8,3%.

Já em relação a pontos de audiência, n PNT, a emissora carioca teve 14,3 pontos na média/dia, a Record com 4,9 pontos, o SBT com 3,4 e os canais pagos com 3,4 pontos. Ou seja, se o conjunto de plataformas digitais fosse uma emissora de TV, ela estaria na vice-liderança.

Netflix crava estreia de nova temporada de série brasileira

Falando no streaming, a Netflix confirmou quando o público de Sintonia verá a aguardada quarta temporada. A estreia será no dia 25 de julho.

Nesta nova fase, Rita (Bruna Mascarenhas), Nando (Christian Malheiros) e Mc Doni (Jottapê) iniciam um novo momento de suas vidas depois do fatídico final dos últimos episódios, que os colocou no meio do fogo cruzado.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]