Autor de Os Dez Mandamentos expõe pressão que sofria na Record e lembra saída conturbada

Record

Autor de Os Dez Mandamentos falou sobre problemas com a emissora (Imagem: Reprodução / Record)

Emilio Boechat, que ficou conhecido por escrever novelas da Record como Rebelde e Os Dez Mandamentos, revelou detalhes envolvendo a sua saída conturbada da emissora. Recentemente, cabe lembrar, a autora Paula Richard entrou com processo contra a emissora por preconceito religioso.

Em entrevista ao portal Alta Definição, o novelista declarou que havia uma pressão a respeito dos rumos do fenômeno bíblico. Os Dez Mandamentos foi um dos maiores sucessos da TV em 2015 e até hoje, com a sua reprise em exibição, dá boa audiência.

“Chegou uma hora que era tudo a emissora. Muitos autores simplesmente se curvaram a essas imposições, enquanto autores mais consagrados decidiram deixar a emissora”, confessou.

A saída de Emilio Boechat ocorreu no meio de Gênesis (2021). O autor explicou que isso ocorreu por causa da pressão que sofria para ter que mudar as suas histórias.

“Quando eu interpretei que essas mudanças podiam a colocar em risco a minha reputação como autor, eu decidi sair”, esclareceu.

Ele disse que a pressão maior que sentia era para ele “respeitar a Bíblia”, pois tinha de seguir a risca, o que, para ele, não faz sentido. “Bíblia tem inúmeras interpretações e nem sempre existia um consenso sobre isso”, disse.

Autor fala se foi obrigado a virar evangélico na Record

Apesar dos problemas que enfrentou por causa dos seus roteiros, o autor deixou claro que nunca se sentiu pressionado a se converter. A Record, como é sabido, pertence a Edir Macedo, dono da Igreja Universal do Reino de Deus.

“Em 14 anos de emissora, jamais sofri pressões para me tornar evangélico, ou para ingressar na IURD. Mas não posso falar por outros profissionais”, garantiu.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]