A Justiça do Distrito Federal tomou uma atitude no processo entre Marcão do Povo e Ludmilla, que estão em batalha nos tribunais desde 2017. A cantora o acusa de injúria racial, após declarações polêmicas feitas pelo apresentador em programa de TV.
VEJA ESSA
Nesta quinta-feira (22), a 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal analisou um recurso apresentado pela defesa da funkeira e decidiu pela condenação do jornalista.
O contratado do SBT foi condenado a 1 ano e 4 meses de prisão, em regime aberto, e ao pagamento de R$ 30 mil de indenização para Ludmilla.
O Ministério Público do DF já havia o acusado por injúria racial depois que chamou a artista de “pobre macaca”, em 2017. No entanto, Marcão do Povo foi absolvido pela 3ª Vara Criminal, em primeira instância, em março recente.
Na ocasião, inclusive, Ludmilla fez um longo desabafo em que se mostrou indignada com a resposta da Justiça no caso. Enquanto isso, Marcão chegou a chorar ao vivo no SBT.
A decisão da Justiça na polêmica entre Marcão do Povo e Ludmilla
Desta vez, porém, por 3 votos a 0, os desembargadores condenaram o apresentador pelo crime de injúria racial. A prisão de Marcão foi substituída por pena restritiva de direitos.
As punições ainda serão decididas, mas entre as que são previstas estão a prestação de serviços comunitários e pagamento de valores a instituições.
O apresentador ainda não se manifestou sobre a novidade no caso.
Entenda o caso
Tudo aconteceu quando o jornalista conduzia o programa Balanço Geral do Distrito Federal, da Record. Ele usou o termo “macaca” ao se referir a Ludmilla para comentar a notícia de que ela teria evitado tirar fotos com fãs.
Depois da grande repercussão, a Record o demitiu. Um mês depois, em fevereiro de 2017, o SBT o contratou para assumir a apresentação do Primeiro Impacto.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]