Após 2 anos, Globo volta a ser alvo do Cade por suposto monopólio no futebol

Globo

Globo é alvo de Cade após dois anos de investigação paralisada (Imagem: Reprodução / Globo)

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu pela retomada do inquérito que investiga o suposto monopólio da Globo no futebol brasileiro. Sem diligência desce 2021, o órgão foi atrás da Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), que vive uma disputa judicial com o canal por causa do Cariocão 2020.

Além da federação, o conselho procurou Flamengo, RB Bragantino, Bahia e Athletico-PR. Os procuradores pediram acesso a documentos e detalhes de negociações dos contratos dos campeonatos, segundo a Folha de S. Paulo.

A maior reunião foi com o Flamengo. O time foi representado pelo gerente jurídico do clube, Gabriel Nogueira de Andrade. O Cade perguntou, no dia 14 de junho, se o Fla sofreu represália por ter se recusado a fechar contrato pelo torneio de 2020.

Cade vai atrás de times que criticaram o PPV da Globo

A Ferj disse por meio de nota que o Cade queria saber em quais circunstâncias se deu a rescisão do contrato com a Globo após a edição da MP 934. Foi explicada cronologia dos fatos e indicado os detalhes acerca do negócio não realizado.

O Athletico Paranaense e Bragantino foram procurados pelo Cade sobre as reclamações envolvendo o PPV do canal da família Marinho. Os times reprovaram a proposta da emissora por suposta injustiça nos valores colocados na mesa.

O Bahia também foi alvo do órgão, mas por conta de informações técnicas de contrato. A Globo, que foi alvo de ataques por causa do JN, não se manifestou sobre o assunto. No entanto, em documentos enviados ao conselho, a empresa de comunicação disse que foi investigada e nada foi provado.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].