Após perdas, Globo recorre ao passado e mira em dois autores veteranos

Globo

Amauri Soares é chefe da Globo; emissora avalia recontratar autores veteranos (Imagem: Divulgação / Globo)

A chegada de Amauri Soares à principal cadeira da Globo tem gerado várias reuniões na área de Dramaturgia. Em busca de autores, especialmente para o horário nobre, o novo chefe está inclinado a atender um conselho.

O setor comercial espera que Amauri não vá muito longe na busca por talentos e corra atrás de pelo menos dois escritores com currículo vasto na TV: Silvio de Abreu, que já esteve à frente do núcleo de novelas da casa, e Aguinaldo Silva, dispensado em 2020, segundo o Notícias da TV.

A Globo trabalha com uma nova política de contratos. Os novelistas precisam trabalhar em suas sinopses de graça, antes de uma apresentação oficial ao canal. Em caso de aprovação da novela, as partes fecham um acordo por obra.

A prática iniciada há poucos anos pode inviabilizar a volta de Silvio de Abreu e Aguinaldo Silva, pois nos bastidores é de entendimento de todos que dificilmente os autores aceitarão uma proposta do tipo.

Globo vive indefinição no horário nobre

Com nada definido, a emissora da família só tem certeza sobre a fila das novelas das 21h até o primeiro semestre de 2025.

Depois de Terra e Paixão, que chegará ao fim em janeiro do ano que vem, a Globo dará o lugar para o remake de Renascer. Na sequência, a nova novela de João Emanuel Carneiro, no segundo semestre do mesmo ano.

O remake de Vale Tudo, provavelmente adaptado por Manuela Dias, autora de Amor de Mãe (2019), é uma possibilidade. Contudo, nada admitido até o momento por parte do canal.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].