Fuzuê: Conheça a história da nova novela das sete

Novela exaltará brasilidade com cores fortes, e trama que promete ar popularesco

Fuzuê

Giovana Cordeiro interpreta Luna em Fuzuê (Imagem: Manoella Mello / Globo)

Primeiro trabalho do autor Gustavo Reiz na Globo, Fuzuê é a nova novela das 19h e foi muito aguardada.

Divulgada pela emissora como uma comédia leve e bem-humorada cujas diferenças sociais estão em foco, a trama gira em torno da busca por um grande tesouro, que está localizado exatamente embaixo de uma grande loja de departamento chamada Fuzuê.

No centro do enredo estão Luna (Giovana Cordeiro) e Preciosa (Marina Ruy Barbosa), jovens que têm personalidades muito diferentes.

Luna (Giovana Cordeiro) em Fuzuê

Luna (Giovana Cordeiro) em Fuzuê (Imagem: Divulgação / Globo)

Luna, a protagonista, está perto de fazer 30 anos, e tem como missão de vida encontrar sua mãe, Maria Navalha (Olivia Araújo), uma cantora desaparecida.

Batalhadora, ela produz artesanatos feitos com material reciclável, as chamadas biojoias. A moça ajuda numa ONG e ainda trabalha aos fins de semana na casa de shows Beco do Gambá.

Preciosa (Marina Ruy Barbosa) em Fuzuê

Preciosa (Marina Ruy Barbosa) em Fuzuê (Imagem: Divulgação / Globo)

Os caminhos dela se cruzam com os de Preciosa Montebello, quando esta, empresária e dona de uma famosa joalheria, recebe como herança do pai, César (Leopoldo Pacheco), documentos que indicam a localização de um tesouro.

O homem que também era explorador, explica que a tal fortuna pertenceu a uma mulher apelidada Dama de Ouro, que viveu no período imperial.

O local exato do tesouro, no centro do Rio de Janeiro, é embaixo da Fuzuê, maior loja popular de departamentos da região. O lugar  vende produtos brasileiros e é conhecido por provocar grandes tumultos com suas ultra promoções de aniversário.

A loja Fuzuê

Nero (Edson Celulari) em Fuzuê

Nero (Edson Celulari) em Fuzuê (Imagem: Divulgação / Globo)

Criada pelo ex-feirante Nero de Braga e Silva (Edson Celulari), apelidado Imperador, a loja atrai turistas estrangeiros, tanto quanto se orgulha pelos preços baixos.

Além do dono, a loja é comandada ainda pelos filhos dele, Francisco (Michel Joelsas), rapaz que vive tentando impressionar o pai para mostrar que pode sucedê-lo e Alícia (Fernanda Rodrigues), excêntrica, deslumbrada, que não tem vocação para os negócios, mas é extremamente empenhada para lidar com a família.

Miguel (Nicolas Prattes), outro protagonista da novela, também é filho de Nero. Ele chegará de Portugal, onde esteve para estudar e se encantará por Luna. Para fazer esse amor acontecer, ele vai ter que passar por dois obstáculos: Jefinho Sem-Vergonha (Micael Borges), ex de Luna, e Olívia (Jessica Córes), sua própria ex-namorada.

Miguel (Nicolas Prattes) em Fuzuê

Miguel (Nicolas Prattes) em Fuzuê (Imagem: Divulgação / Globo)

Mas qual a ligação entre Luna e Preciosa? Nos documentos deixados pelo pai de Preciosa, ele revela que traiu sua esposa Bebel (Lilia Cabral) e teve uma filha fora do casamento. A tal filha é justamente Luna. Ele pede que toda a herança incluindo o tesouro que será encontrado, seja dividido entre as duas moças.

Mas a empresária, e vilã ignora, e queima tudo o que tem a ver com a irmã bastarda, que ela sequer faz questão de saber quem é.

Como a família Montebello há tempos está afundada em dívidas, assim como a joalheria, e vive apenas do sobrenome famoso, achar o tesouro é a possibilidade de sair do buraco, e Preciosa, com a ajuda do marido, o inescrupuloso deputado Heitor (Felipe Simas), entrará em guerra contra os Braga e Silva.

Henrique Barbosa
Escrito por

Henrique Barbosa