O Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou recurso enviado pela defesa da Igreja Universal do Reino de Deus e condenou a instituição liderada pelo bispo Edir Macedo a devolver uma quantia gigantesca doada por uma fiel arrependida.
VEJA ESSA
O imbróglio teve início depois que uma professora da rede estadual de ensino e frequentadora da IURD informou à Justiça que fez a doação sob coação psicológica, pois foi levada a acreditar que somente uma grande contribuição seria abençoada por Deus, segundo o UOL.
Mais do que isso, a profissional da educação teria um lugar no céu. “Para uma pessoa extremamente religiosa, não há temos maior do que a rejeição divina. Era a palavra dos bispos e dos pastores”, declarou em juízo.
A professora entrou na Igreja Universal em 1999. Ao longo do seu período no local, promoveu depósitos que, somados no período, alcançam R$ 204 mil, correspondente a todas as suas economias em 30 anos de trabalho.
Os valores foram doados entre dezembro de 2017 e junho de 2018. A vítima só se deu conta da situação terrível que foi colocada ao consultar pessoas e ver vídeos de outros líderes religiosos. A fiel declarou para a Justiça que sua família vive com R$ 1.500 por mês.
Igreja Universal tenta se defender na Justiça
Para a igreja, que faz de tudo para ajudar a Record a não entrar em crise, a autora do processo, por ser maior de idade, tem capacidade para entender e refletir sobre a consequência dos próprios atos praticados. A defesa rechaçou a hipótese de coação psicológica decorrente do discurso dos bispos.
O Desembargador Carlos Henrique Miguel Trevisan, relator da ação, disse que testemunhas confirmaram que a professora foi pressionada pelos pastores da IURD e exigiu a devolução de todo o dinheiro. A derrota ocorreu no último dia 8 de agosto, em primeira instância.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].