O ano de 2023 não é dos melhores para três das principais emissoras do país. O SBT segue em queda livre na audiência, mas não está sozinha na crise. A Band vive uma verdadeira tormenta nos números do Ibope a nível nacional. O mesmo vale para a RedeTV!.
VEJA ESSA
Segundo estudo feito pela Kantar Ibope, o SBT tem 11% menos de share (número de televisores ligados) na comparação entre janeiro e agosto do ano passado. Em resumo, o canal de Silvio Santos perdeu 11 em cada 100 telespectadores.
No SBT, a falta de investimento e os erros de programação neste ano estão entre os principais empecilhos para a derrocada na audiência. Todavia, o zero empenho da alta cúpula nos últimos anos é tão culpada quanto.
Com mais percalços no caminho do que a principal rival pelo terceiro lugar de audiência, a Band está 14% menor em participação. A RedeTV! soma o recorde indesejado de 19%. As informações são do jornalista Ricardo Feltrin.
SBT, Band e RedeTV! estão mal, mas nada está pior do que a TV por assinatura
Na análise realizada com aferição também em notebooks, tablets e celulares em cerca de 10 mil residências espalhadas pelas 15 principais praças do país, a TV paga está em sua pior fase desde o início da medição.
Em 2023, a somatória dos canais pagos tem 10% a menos no mesmo período comparado com a TV aberta. O streaming, por outro lado, vai bem com 12% maior no número de televisores sintonizados.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].