Alexandre Garcia está no meio de uma grande polêmica. Depois de soltar uma fake news envolvendo o Partido dos Trabalhadores (PT), o jornalista deverá ser alvo de uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU).
VEJA ESSA
A medida foi anunciada pelo próprio advogado-geral da União, Jorge Messias, que declarou em suas redes que o estado brasileiro vai processar o ex-Globo.
Alexandre Garcia, cabe lembrar, chamou a atenção nos últimos dias ao afirmar que a culpa pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que já matou mais de 40 pessoas, é do PT.
Em postagem no seu Twitter, Messias disse que determinou “a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista”.
“É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas”, salientou o advogado-geral da União, que completou: “Vamos buscar a responsabilização”.
Em um programa para o canal da revista Oeste, no YouTube, Alexandre Garcia, sem provas, declarou que a tragédia é resultado da abertura de comportas de represas construídas pelo Partido dos Trabalhadores.
Polícia Federal também deverá ir atrás de Alexandre Garcia
O ex-comentarista da CNN Brasil também deverá ser alvo de ação da Polícia Federal. O ministro da Defesa, Flávio Dino, ressaltou que vai adotar “as providências previstas em lei” contra o jornalista.
Em publicação, o ministro de Lula (PT) salientou que “fake news é crime, não é ‘piada’ ou instrumento legítimo de luta política”. Ele pontuou que o “crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária”.
Por fim, Dino destacou que a Polícia Federal já está por dentro dos fatos envolvendo Garcia e “adotará as providências previstas em lei”.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]