Fora da Globo desde julho passado, Manoel Soares abriu o coração a respeito da sua carreira e também sobre a luta antirracista.
VEJA ESSA
Em entrevista ao podcast Inteligência Limitada, apresentado por Rogério Vilela no YouTube, o apresentador explicou que é preciso de uma equiparação salarial mais justa entre profissionais negros e brancos.
O famoso comentou que um professional negro nunca ganha um salário somente ele mesmo: “Se trabalho na Globo, ganho cachê de R$ 20 mil no comercial que fiz, mas tem uma tia minha cujo filho, meu primo, está preso, eu tenho que ajudar”.
“E meu primo está preso por quê? Porque o cenário social condicionou essa situação. Se aquele negão ganha o mesmo salário que você, com todas as fragilidades estruturais nas quais o povo preto foi colocado, esse salário na vida dele vale 60% a menos”, explicou.
Manoel Soares, então, salientou que acredita que o lógico seria esse profissional negro receber três vezes mais do que ganha um branco.
O ex-apresentador da Globo também falou que acredita que muitos brancos, mesmo que apoiem a luta antirracista, podem se sentir prejudicados pela sua proposta.
“Essa lógica de equiparação é uma lógica que dói, porque tem uma galera [branca] que quer meter o papo de aliado, mas ninguém quer dividir o privilégio. E dividir o privilégio é dividir o dinheiro!”, disparou ele, que nesta semana lembrou da possível rixa com Patrícia Poeta.
Manoel Soares desabafa sobre a desigualdade racial
Ainda em seu relato sobre a desigualdade racial, o ex-Globo comentou sobre o que acredita que é preciso fazer para reverter esse quadro no Brasil. Ele declarou que é um processo para a redistribuição de privilégios.
Recentemente, em entrevista ao UOL, o apresentador chegou a lembrar que foi o primeiro apresentador de um programa matinal na Globo e destacou o “peso” que tem isso para a sociedade.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]