A Globo acabará com alguns milhares de reais a menos no cofre por causa de uma indenização para um garçom, Claudio Oliveira, por conta de uso indevido de imagem. A ação envolve indiretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
VEJA ESSA
A TV Tem, afiliada da Globo no interior de São Paulo, usou a imagem do profissional como sósia de Bolsonaro. Na ação, o anônimo informa que teve sua “paz, dignidade, integridade e todos os demais direitos de personalidade violados”, segundo informações do jornalista Ricardo Feltrin.
O processo corre na 1ª Vara de Cândido Mota, no interior de SP. Com pedido inicial de indenização no valor de R$ 100 mil, em primeira instância, a Justiça concedeu apenas R$ 10 mil para Claudio Oliveira.
Para a equipe jurídica do garçom, o interesse maior do canal consistia na comparação do cliente com o ex-presidente do Brasil. “O vídeo de autoria da ré não detinha autorização da parte autora para utilização de sua imagem”, diz.
Defesa de garçom comparado a Bolsonaro ataca atitude polêmica de afiliada da Globo em processo
Para a defesa do rapaz, o único intuito da emissora líder de audiência era exibir para milhões de brasileiros a suposta semelhança física do líder da extrema-direita e rival do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ainda de acordo com a matéria, a Globo, que historicamente não costuma fazer comentários sobre ações judiciais vigentes, pode recorrer da decisão do juiz. Vale lembrar que o veículo de comunicação acaba de perder um processo milionário para um ex-autor de novelas da casa.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].