A GloboNews seguiu ao longo de toda terça-feira (10) na cobertura do confronto entre Israel e Hamas. Em determinado momento do trabalho, o canal de notícias deu voz ao comentarista Jorge Pontual, que soltou uma fake news propagada pela extrema-direita do Brasil.
VEJA ESSA
O correspondente da Globo em Nova York disseminou a informação dentro do Jornal das Dez, apresentado por Nilson Klava, de que o grupo islâmico teria decapitado bebês na ação no kibutz Kfar Aza, na fronteira com a faixa de Gaza.
Jorge Pontual afirmou sobre o “horror de todos, não só americanos e israelenses, diante dessa monstruosidade que o Hamas fez em Israel: é pior que terrorismo você decapitar bebês”.
Mentira propagada pela Globo é iniciada por Eduardo Bolsonaro e desmentida por Israel
O Exército de Israel desmentiu a notícia dada pela GloboNews. De acordo com a agência de notícias turca Anadolu, as forças israelenses não coletaram nenhuma informação sobre a decapitação de bebês na guerra.
A divulgação da fake news foi propagada pela Globo. No entanto, a ação foi feita com base em Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Ele fez ao menos duas publicações no Twitter sobre o assunto. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro comentou que ao menos 40 bebês foram vítimas do Hamas.
Confira:
Os atos terroristas (que sábado partiram do Hamas, mas diariamente, há décadas, partem do governo de Israel) não justificam que uma mentira sórdida seja disseminada sobre uma situação que já é por si só cruel, triste e extremamente dolorosa. O jornalista Jorge Pontual teve 5h… pic.twitter.com/VzU5SoaY3U
— Rogério Tomaz Jr. (@rogeriotomazjr) October 11, 2023
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].