José Mayer volta a detonar a Globo e decide expor decisão polêmica do canal

José Mayer

José Mayer surpreendeu com crítica à Globo (Imagem: Reprodução / Globo)

Fora da TV desde a demissão que sofreu da Globo em 2016, José Mayer deu o que falar nas redes sociais nos últimos dias. O motivo? O ator recluso fez mais uma reclamação contra a emissora carioca.

Desta vez, o artista comentou a respeito da chegada de Pátria Minha (1994) no catálogo do Globoplay. Em seu perfil, Mayer aproveitou para acusar a empresa de não pagar os atores de maneira correta pela reexibição das novelas.

Em uma publicação no feed de seu Instagram, o veterano publicou uma cena que dividiu com Patrícia Pilar no folhetim. Ele destacou sobre como a Vênus Platinada ignora padrões usados fora do país para a remuneração dos folhetins.

“É bom rever Pátria Minha, mas é lamentável constatar que as redes de televisão no Brasil não pagam aos artistas segundo as normas internacionais de direitos de imagem pelas reexibições de seus trabalhos”, disparou José Mayer, sem citar a Globo.

Na publicação, em que colocou ainda uma cena da produção em que participou, vários internautas deixaram comentários elogiando o talento do famoso.

“Você é um dos maiores atores da televisão brasileira”, afirmou uma pessoa. Outra internauta salientou: “Comecei ontem a assistir, claro que só por sua causa. Amo-te!!”.

Ao RD1, a Comunicação da Globo se manifestou garantindo que “efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas” em todas as suas plataformas.

Segundo a empresa, os pagamentos estão “de acordo com os contratos celebrados com cada um [dos profissionais], reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora”.

Confira o vídeo:

José Mayer não está sozinho! Outra atriz já fez reclamação contra a Globo

Maria Zilda Bethlem, que é lembrada por seus papéis em novelas da Globo, já chegou a detonar a emissora pelo baixíssimo pagamento por reprises no Viva.

Em uma conversa que teve com Maria Padilha, em setembro de 2020, no Instagram, ela foi direta e reta ao ser questionada por um espectador sobre pagamentos durante reprises.

“A gente ganha uma esmola”, disparou a Maria Zilda, que confessou ter recebido apenas R$ 237 por exibição de Selva de Pedra (1986).

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]