Depois de 48 anos, a TV Gazeta de Alagoas sairá da lista de afiliadas da Globo. A mudança será confirmada nos próximos dias por causa de um escândalo de corrupção que gerou uma condenação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ex-presidente Fernando Collor.
VEJA ESSA
O político é acionista majoritário das Organizações Arnon de Mello, considerado o maior conglomerado de mídia do Estado. A emissora é afiliada da Globo desde a sua fundação, em 1975, e está em recuperação judicial desde 2019.
O ponto mais grave, no entanto, não é tanto a questão financeira. A TV Gazeta foi envolvida no mais recente esquema de corrupção envolvendo a mídia da região.
Em maio, o aliado de Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF a oito anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele recebeu R$ 20 milhões em propina paga por contratos da UTC Engenharia com a BR Distribuidora.
A quantia era paga em duas frentes. Na conta do ex-presidente e nos cofres da TV Gazeta e Gazeta Alagoas, duas empresas das organizações. Relator do caso, o ministro Edson Fachin julgou que os 65 depósitos foram feitos às empresas entre março de 2011 e março de 2014, num total de R$ 13 milhões.
Globo encontra plano B para ter sinal 100% em Alagoas
A direção do canal carioca encontrou um novo parceiro na região, segundo a Folha de S. Paulo. É uma TV do Grupo Nordeste de Comunicação, com Vicente Jorge Espíndola como acionista principal. Ele é dono da TV Asa Branca de Caruaru, afiliada da Globo desde 1991.
A TV do grupo está em fases de testes de operação em um novo prédio comprado no bairro do Farol, zona nobre de Maceió. O transmissor está instalado. Caso tudo corra como o planejado, a troca deve acontecer no primeiro semestre de 2024.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].